IPR publica artigo sobre recentes descobertas de hidratos de gás no oceano

0

O Instituto de Petróleo e Recursos Naturais (IPR) publicou o artigo Gas Seeps in the Edge of Gas Hydrate Stability Zone na revista Brazil’s Continental in Geosciences, da Suíça. O artigo discute as recentes descobertas de hidratos gasosos nos oceanos, especialmente na margem continental brasileira.

Os pesquisadores discutiram as preocupações ambientais associadas a diferentes cenários de mudanças climáticas, que podem influenciar a dinâmica das reservas de hidratos nos oceanos.

“Quando mencionamos o aquecimento global em nossas investigações recentes, temos em mente que as temperaturas da água do oceano também estão aumentando. Se nada acontecer, isso pode desestabilizar os hidratos de gás nas costas continentais de todo o mundo ”, diz Luiz Frederico Rodrigues .

Essas reservas armazenam principalmente uma grande quantidade de metano e a liberação de uma fração desse gás nos oceanos para a atmosfera contribuiria para o aumento dos gases de efeito estufa. Portanto, com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, existe a possibilidade de aumentar a temperatura do planeta.

O pesquisador canadense Daniel Praeg, que pesquisa o IPR, fez uma contribuição significativa para o artigo. Faz pesquisas na PUCRS desde 2018 no projeto SEAGAS . Além de Rodrigues, pesquisador do IPR, e Praeg, outros pesquisadores da UFRGS, Universidade Federal Fluminense, Universidade Linnaeus, laboratório francês Géoazur e Petrobras contribuíram com a pesquisa.

Conheça a atual pesquisa do Luiz Frederico Rodrigues:
https://luizfredericorodrigues.com.br/pesquisa/