O que é um corretivo para acne e como escolher qual você deve comprar

A acne é uma das condições de pele mais frustrantes que existem. “Embora a acne seja um aspecto completamente normal da pele humana, podemos optar por aceitá-la ou encobri-la, especialmente se você tiver os produtos e técnicas certas”, diz a esteticista de celebridades Cassandra Bankson.

O que é Acne?

Quando se trata de acne, algumas pessoas só lutam com o surto ocasional de vez em quando, enquanto outros sofrem de forma mais crônica. “Geralmente tem a ver com genética e hormônios, o que significa que, se seus pais eram suscetíveis a acne, você também é mais provável, já que herdou o mesmo tipo de pele”, explica a dermatologista certificada Dra. Sandra Lee.

Lembre-se também de que a acne geralmente atinge o pico durante a puberdade, quando nossos hormônios estão em todo lugar. “Mais mulheres do que homens experimentam a acne durante a maior parte de suas vidas, mas muitas percebem que não é tão grave e é cíclica, desencadeada pelo aumento e queda dos níveis hormonais”, acrescenta a Dra. Lee.

Mesmo que você esteja fazendo todas as coisas certas para prevenir a acne, como lavar o rosto e beber bastante água, ela é algo difícil de controlar. Felizmente, existem corretivos que foram desenvolvidos especificamente para cobrir até as piores manchas de acne, garantindo que não obstrua nossos poros para piorar nossa situação.

O que é um corretivo para acne?

Ao contrário da base, mesmo em peles oleosas ou qualquer outro tipo de pele, o corretivo é um pouco mais opaco. “Ele vem em uma variedade de tons para todos os tons de pele”, explica Lee sobre os melhores corretivos para acne. Eles também escondem outras imperfeições, como hiperpigmentação e olheiras

Como escolher um corretivo para acne

Existem muitos corretivos com formulações específicas para tipos de pele, como pele seca ou oleosa, além de outras especificações, como tirar o máximo proveito de sua aplicação, como corretivos que são melhores para contorno, e com tantas especificações, escolher o corretivo ideal para você pode ser um pouco confuso. Abaixo estão algumas orientações para manter em mente durante sua busca pelo melhor corretivo para acne.

Procure fórmulas não comedogênicas

Tenha muito cuidado para evitar produtos desse tipo. Você deve tentar encontrar um corretivo e uma base que seja formulada para não obstruir os poros, “especialmente se você tiver uma pele bastante oleosa”, diz Dra. Lee.

Mais importante ainda, a oclusão geralmente é um dos primeiros passos no desenvolvimento de uma espinha, portanto, evitar que ela aconteça é fundamental.

Encontre a cor certa

“Para corretivos, a ideia é que você queira que ele seja um pouco mais claro do que seu tom de pele porque está cobrindo uma área mais escura”, explica a Dra. Lee. Ao seguir esse caminho, sua aparência final parecerá mais uniforme.

“No entanto, se você tem uma espinha bem vermelha, pode começar com um corretivo de camuflagem verde”, diz ela, que neutraliza a vermelhidão antes de aplicar o resto da maquiagem.

Use as ferramentas certas

“Quando se trata de esconder espinhas, é um jogo de precisão”, diz a Dra. Lee. Você sempre pode usar a ponta dos dedos ou uma esponja de maquiagem, mas a melhor ferramenta para usar é um pequeno pincel de lábio ou delineador para “enxugar a borda da espinha e espalhar para fora para misturar, então você não está criando aquele visual de “alvo”,” ela diz.

Use em conjunto com outros produtos para acne

Para curar as erupções rapidamente, a principal recomendação da Dra. Lee é realizar o tratamento no local, especialmente à noite, para evitar que elas se espalhem ou cicatrizem. Também é importante integrar outros produtos para eliminar espinhas em sua rotina. Para aqueles com espinhas recorrentes, há uma abundância de produtos de cuidados da pele para controlá-la.

A melhor maneira de aplicar um corretivo

Dra. Lee nos explica, passo a passo.

  • Limpe e faça sua rotina de cuidados com a pele.
  • Aplique sua base primeiro. “Comece com uma base que corresponda ao seu tom de pele”, diz ela.
  • Depois que a base for aplicada, pegue “um pincel para lábios ou delineador e passe o corretivo ao redor do perímetro interno da espinha”, instrui ela.
  • Para quem tem uma espinha muito vermelha, use um corretivo neutralizante antes do tradicional.
  • Evite tocar em qualquer parte da pele saudável ao redor da mancha, e você também deve evitar o centro.
  • “Misture em traços leves em direção ao centro e espalhe para misturar”, explica ela.
  • Se necessário, adicione um pouco mais de corretivo na parte inferior da espinha para minimizar a aparência de uma sombra escura.
  • Dê uma olhada em si mesmo perto de uma janela ou com luz natural para garantir que o corretivo esteja bem misturado.
  • “Como último passo, polvilhe levemente com um pó que corresponda ao seu tom de pele para fixar o corretivo no lugar”, diz a Dra. Lee.