Os melhores cartões MicroSD

0

Os cartões MicroSD são quase idênticos aos cartões SD em todos os sentidos, exceto que em vez de serem usados ​​em câmeras point-and-shoot e DSLRs, eles são mais comuns em dispositivos como smartphones, tablets, câmeras de ação como a GoPro e consoles de jogos portáteis como o Nintendo Switch.

Encontrar o cartão microSD certo não precisa ser difícil, apenas não se deixe intimidar pelos símbolos e números aparentemente indecifráveis ​​impressos em cada um. Foi conversado com vários especialistas para ajudá-lo a encontrar os melhores cartões microSD para suas necessidades.

O que estamos procurando?

Capacidade de armazenamento: a capacidade de armazenamento é a quantidade de informações que seu cartão pode conter – quantos jogos, quantas horas de filmagem, quantas fotos e assim por diante – e geralmente é medida em gigabytes (embora alguns cartões microSD agora suportem até um terabyte). A capacidade de armazenamento necessária dependerá do dispositivo que você está usando e do tipo de dados que você salvará nele. Para contextualizar, um cartão de 64 GB armazenará cerca de 6.000 fotos e um cartão de 128 GB armazenará aproximadamente 12.000 fotos. Mas o número de fotos ou horas de vídeo que uma placa pode armazenar depende do tamanho do arquivo das imagens ou vídeos que você está salvando, portanto, pode variar drasticamente.

Existem também três tipos de cartões microSD – SD, SDHC e SDXC – e o tipo de cartão é um fator na capacidade de armazenamento que ele terá. A variedade microSD clássica não é muito usada hoje em dia porque não oferece a mesma capacidade e velocidade que os formatos mais recentes. O que você encontrará mais comumente são cartões microSD SDHC (secure digital high capacity), que têm capacidade de armazenamento entre 4 GB e 32 GB, e SDXC (secure digital extra capacity), que oferece armazenamento entre 64 GB e 1 TB.

Velocidade: Os especialistas que consultamos dizem que focar apenas na capacidade de armazenamento é uma proposta arriscada ao escolher um cartão microSD. Em vez disso, você deve procurar um com um bom equilíbrio de armazenamento, velocidade de gravação e velocidade de leitura.

A velocidade de gravação é a rapidez com que um cartão pode criar e gravar um arquivo, e é medida em megabytes por segundo (MB/s). A velocidade de leitura é medida da mesma forma (MB/s) e mede a rapidez com que seu cartão pode acessar o arquivo que você está tentando abrir. Comprar um cartão microSD com uma tonelada de armazenamento e uma velocidade de gravação lenta é como comprar uma caminhonete com um motor minúsculo – você pode colocar todo tipo de coisa na parte de trás, mas não é bom para você se não puder subir um morro. Com isso dito, a velocidade de leitura é um pouco mais importante do que a velocidade de gravação para a maioria das pessoas, porque você não deseja nenhum atraso ao tentar acessar arquivos ou dados de jogos salvos, por exemplo.

Também analisamos a classe de velocidade de cada placa, que afeta principalmente câmeras de ação e captura de vídeo. Quando você olha para um cartão microSD, pode notar um semicírculo com um número dentro – 2, 4, 6, 8 ou 10. Essa é a classe de velocidade e deve informar a velocidade mínima de gravação do cartão em MB/s. Uma classe de velocidade de 4 significa que o cartão promete uma velocidade mínima de 4 MB/s. As classes 4 e 6 são geralmente consideradas adequadas para vídeo HD, mas você pode escolher uma classe 8 ou 10 para capturar vídeo de alta qualidade. Todos os cartões desta lista têm uma classe de velocidade de 10, portanto, todos devem ser versáteis o suficiente para o usuário médio.

Se você estiver especialmente interessado em vídeo, procure uma classificação de vídeo aula. Você pode encontrá-lo em alguns cartões marcados com um símbolo V e um número. Se você vir o V30, por exemplo, a velocidade mínima de gravação para vídeo é de 30 MB/s, o que é ótimo para capturar vídeo em 4K. Você pode até encontrar o V90 para capturar vídeo em 8K. Mas, a menos que você esteja usando uma câmera de alta velocidade e tentando gravar vídeos de nível profissional, a velocidade do vídeo não será tão importante.

Melhor cartão microSD geral

Cartão de Memória MicroSD Samsung EVO Select

samsung evo select
  • 256 GB
  • SDXC
  • Velocidade de leitura: 130 MB/s
  • Velocidade de gravação não especificada
  • Classe de velocidade 10

Este cartão microSD pode lidar com as necessidades de praticamente qualquer dispositivo e qualquer tipo de usuário. Possui uma classe de velocidade e velocidade de leitura top de linha, e você pode comprá-lo em várias capacidades de armazenamento diferentes entre 64 GB e 512 GB. A velocidade de gravação não é fornecida na folha de especificações da Samsung para este cartão microSD, o que não é incomum – os fabricantes geralmente se concentram na velocidade de leitura porque é onde você notará um atraso, se houver. Mas com base em todas as outras especificações do cartão, ele deve lidar com qualquer coisa que você jogue nele. Uma versão anterior desta placa tinha uma velocidade de gravação de 90 MB/s, então esta provavelmente está na mesma faixa ou um nível mais alto. Também é à prova de choque e à prova d’água e pode suportar temperaturas extremas.

Melhor cartão microSD para jogos

SanDisk 128 GB Ultra microSDXC

sandisk ultra
  • 128 GB
  • SDXC
  • Velocidade de leitura: 120 MB/s
  • Velocidade de gravação: 90 MB/s
  • Classe de velocidade 10

Embora Joseph Palma da B&H Photo goste do cartão SD oficial da Nintendo, que tem velocidades de leitura de até 120 MB/s e velocidades de gravação de até 90 MB/s, ele recomenda economizar um pouco e comprar este cartão de 128 GB da SanDisk. Por quê? Os cartões SD em dispositivos de jogos são principalmente “usados ​​para armazenar as informações do jogo e ler o jogo, não gravar além de salvar arquivos e instalação”, diz ele. Portanto, a velocidade extra é desnecessária. Esta placa pode ter uma velocidade de leitura e gravação mais baixa do que a melhor em geral, mas ainda tem bastante para jogos típicos. É o que Palma usa para seu próprio Switch.

Melhor cartão microSD de armazenamento de alta capacidade

Cartão de Memória SanDisk Ultra 512GB

sandisk ultra 512
  • 512 GB
  • SDXC
  • Velocidade de leitura: 120 MB/s
  • Velocidade de gravação não especificada
  • Classe de velocidade 10

Se você está tentando adicionar mais armazenamento ao seu Nintendo Switch, um telefone, um laptop ou uma GoPro, este é o cartão que lhe dará o maior retorno possível. Também é à prova de choque, à prova d’água e à prova de raios-X, e pode suportar altas temperaturas. Você pode comprar este cartão com capacidade de 1 TB, o que é uma quantidade quase impensável de armazenamento de fotos e vídeos, mas a opção está lá se você precisar.

Melhor cartão microSD para câmeras

Cartão MicroSD PNY U3 Pro Elite 512 GB

pny pro elite
  • 512 GB
  • SDXC
  • Velocidade de leitura: 100 MB/s
  • Velocidade de gravação: 90 MB/s
  • Classe de velocidade 10

Onde a velocidade de gravação realmente entra em jogo é quando você está gravando vídeos. É aí também que você vai querer prestar atenção na aula de vídeo, que mede os níveis mínimos de velocidade de gravação para gravação de vídeo. A classe de vídeo em um cartão microSD pode variar de V6 a V90. Palma diz que o V30 deve ser suficiente para gravar vídeo 4K de ultra alta definição. Ele também deve ter a designação de classe de velocidade ultra alta, que informa que tipo de vídeo, HD ou UHD, o cartão pode suportar. A classe de velocidade ultra alta é um número dentro de um U na frente do cartão. Um cartão U1 deve ser capaz de gravar em 1080p sem problemas, mas se você deseja gravar em 4K, obtenha um cartão U3 como o PNY Pro Elite. Ele tem velocidade de leitura de até 100 MB/s e velocidade de gravação de 90 MB/s, além de uma classe de vídeo V30.

Melhor cartão microSD com adaptador de cartão SD

Cartão de Memória SanDisk Extreme de 256 GB com Adaptador SD

sandisk
  • 256 GB
  • SDXC
  • Velocidade de leitura: 160 MB/s
  • Velocidade de gravação: 90 MB/s
  • Classe de velocidade 10

Bob Sacha, fotógrafo e professor associado de narrativa em vídeo na Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da CUNY, recomenda obter um cartão como este, que inclui um adaptador para torná-lo compatível com dispositivos que usam cartões SD padrão. Ele fotografa com muitas câmeras diferentes e gosta de ter um cartão microSD que funcione com todas elas. Então, para câmeras que aceitam cartões SD padrão, “muitas vezes coloco esse cartão microSD em um adaptador de cartão SD e depois o uso em minhas câmeras DSLR ou de vídeo”, diz ele. “É um ótimo truque ter um conjunto de cartões que funcionará em todas as câmeras que eu uso.” Este cartão microSD também é à prova de choque, à prova d’água e capaz de suportar altas temperaturas.