Retorno de esgoto em condomínio: por que acontece?

0

Morar em condomínio geralmente requer responsabilidade e senso de comunidade, para poder cuidar do próximo. Afinal de contas, quando ocorre algum problema todos os moradores  podem ser prejudicados, inclusive no caso de retorno de esgoto.

Nesse artigo iremos apresentar o que é, por que acontece e como pode ser resolvido o retorno do esgoto, para ajudar a solucionar seus problemas.

O QUE É O RETORNO DE ESGOTO

Em geral os apartamentos que ficam no térreo e primeiro andar acabam sofrendo com diversos problemas o que inclusive, pode justificar o menor preço praticado para esses apartamentos.

O retorno de esgoto acontece em suma quando a água do esgoto retorna pela rede, causando o transbordamento de ralos e torneiras. Já houveram casos em que a área de garagem ficou totalmente alagada, danificando completamente os veículos presentes no local. 

Quando acontecer algum problema com a rede de esgoto é de grande importância contatar um profissional qualificado e com a experiência necessária, para que possa identificar a origem do problema.

O profissional poderá indicar inclusive a origem e responsabilidade do problema. Caso aconteça na caixa de esgoto da área comum, na central de esgoto, por exemplo, a responsabilidade deverá ser toda do condomínio. No entanto, se for necessário reparar a rede de esgoto de um apartamento específico será necessário informar os gastos e a responsabilidade para o morador.

POR QUE ACONTECE O RETORNO DE ESGOTO

Esse problema pode acontecer por dois motivos, primeiro pelo óleo da cozinha que é descartado na pia e outro, o descarte de itens realizados de forma inadequada no vaso sanitário.

Essas atitudes acabam prejudicando o sistema de esgoto, causando sérios problemas não apenas em um apartamento, mas sim, para todos os moradores.

Infelizmente não são todas as pessoas que tem a consciência de que não deve ser jogado o óleo de cozinha na pia pois, prejudica o encanamento, a rede de esgoto e o meio ambiente.

Na maior parte dos casos os retornos são causados por entupimentos de óleos ou outros produtos que se encontram na rede de esgoto, o que origina a volta do conteúdo encontrado na rede de esgoto.

A origem do problema pode ser identificada em muitos casos nas caixas de inspeção de gordura, que se encontram no térreo ou subsolo. Nesses casos a responsabilidade do desentupimento da rede de esgoto, deverá ser do condomínio.

COMO RESOLVER O RETORNO DE ESGOTO

Uma das atividades mais importantes que devem ser realizadas é a manutenção da rede de esgoto. A limpeza apropriada e feita de forma periódica é capaz de prevenir o entupimento das tubulações e como consequência evitar o retorno de esgoto especialmente nos condomínios.

O fluxo de dejetos em uma rede de esgoto predial é alto, o que poucas vezes os moradores podem se dar conta disso. No entanto, é responsabilidade do síndico, responsáveis pelo condomínio ou ainda, a empresa contratada para gerenciar o condomínio, que estejam atentos a esse ponto, para evitar dores de cabeça para os moradores.

O estresse que essa situação pode causar, o dano ao imóvel, além de veículos, como nos casos em que o retorno de esgoto em condomínios ocorre na garagem, trazendo maiores problemas para o dono do prédio e seus moradores, pode ser evitado.

É preciso diminuir o risco de entupimentos e retorno de esgoto com a manutenção preventiva da rede de esgoto predial.