Moda masculina: 5 truques para valorizar o “shape” no visual

Dicas se encaixam em todo tipo de corpo e o que vale é estar confortável com o próprio estilo na hora de se vestir.

Demorou, mas finalmente os homens estão cada vez mais experimentando com a moda, descobrindo que é possível usá-la como ferramenta de autoexpressão.

No dia a dia deles, uma camiseta masculina tem que ser prática e confortável, mas existem outros aspectos a mais para dar atenção, como o corte e o tecido.

Para quem deu duro no projeto verão e quer exibir o shape, ou não está completamente satisfeito com o corpo mas quer investir em um look impecável, este artigo traz algumas dicas totalmente replicáveis.

Vale dizer que independentemente de estar dentro de um padrão estético, valorizar o corpo pela forma de se vestir é uma maneira de trabalhar a autoestima e aumentar o repertório de moda.

  1. Base neutra para um look versátil

Todo look que tem como objetivo valorizar o formato do corpo deve começar por uma base neutra. Aqui entram peças como uma camiseta ou camisa branca, que todo homem tem no armário, cujo formato pode ser adaptado.

A peça pode ser uma regata que monte um look casual para o dia e favoreça regiões como os braços, combinada com uma jaqueta durante a noite, para um date.

Por ser neutra, a peça permite criar camadas com outras roupas que adicionam informação de moda e valorizam o corpo como desejado. Sobreposições com casacos, jaquetas ou camisas vão aumentar ou manter o volume do corpo sem excessos, e é possível realçar áreas com o uso de acessórios.

  1. Camiseta de corte reto

A dica vale para diferentes formatos: regata, manga curta, manga longa e também camisas. Se o seu objetivo é favorecer o shape malhado, uma camiseta no tamanho adequado vai vestir conforme o corpo.

Mas se a intenção é disfarçar alguma área do corpo, a camiseta de corte reto vai evitar marcar a região evidenciando ainda mais, ou transmitir uma imagem desleixada de uma peça de tamanho maior.

  1. Calça de alfaiataria ajustada

Uma boa calça de alfaiataria tem o poder de favorecer o corpo de um homem, seja ele um atleta ou uma pessoa com biotipo maior. O segredo está em seguir a largura do quadril, optando por peças com a cintura um pouco elevada.

Dessa forma, ela favorece o comprimento das pernas e pode ser usada com peças mais simples como uma camiseta, ou algo mais sofisticado, como uma camisa, sem perder a elegância em qualquer ocasião.

  1. Corpo à mostra sem perder a elegância

Diversas marcas influentes no cenário de moda vem apostando cada vez mais em elementos como cortes, transparência e encurtamento de peças para o armário masculino.

Os shorts curtos deixam as pernas visíveis e podem conversar com peças mais sóbrias, como blazers, compondo um visual elegante, contemporâneo e sedutor. 

Camisas de tecido como seda ou linho, com um acabamento transparente, podem ser aplicadas em looks para diferentes ocasiões. É possível deixar o torso completamente visível ou sobrepor a camisa com uma regata, deixando apenas os braços à mostra.

  1. Evite peças ”a vácuo” 

Essa sugestão vale para todos os formatos de corpos. Um homem que deseja disfarçar o volume das coxas ou da barriga só vai chamar mais atenção para a área ao usar uma roupa justa em excesso.

O mesmo vale para corpos musculosos, onde a roupa parece que pode rasgar a qualquer momento. 

O ideal é optar por peças adequadas para o tamanho do corpo, levemente ajustadas, por exemplo calças de alfaiataria e camisetas, que desenham o look. Além de limitar os movimentos naturais, peças muito ajustadas tendem a se afastar de propostas mais sofisticadas na hora de compor um visual que valorize o corpo.