6 cidades de MG aparecem entre as 10 mais quentes do Brasil; veja lista

Minas Gerais passou o feriado da Proclamação da República enfrentando a grande onda de calor que atinge todo o país.

O estado registrou seis das 10 cidades mais quentes do Brasil nesta quarta-feira (15/11), segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Saiba mais informações!

Minas Gerais tem cidades mais quentes do país

Pela terceira vez consecutiva, Unaí, na Região Noroeste do estado, figurou como a segunda cidade mais quente do país, com 42,6 °C, ficando atrás apenas de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que atingiu 43,3 °C. Arinos, também na Região Noroeste de Minas Gerais, ficou em terceiro lugar, marcando 42,5 °C.

O calor intenso dominou as posições seguintes da lista, com cidades mineiras ocupando até o sétimo lugar, representando regiões Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Zona da Mata. O Inmet emitiu um alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar em 475 municípios mineiros, prevendo valores entre 12% e 20%, muito abaixo dos 50% a 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

As altas temperaturas em Minas Gerais devem persistir pelo menos até a próxima sexta-feira (17/11). A previsão indica um aumento de 5 °C acima da média por mais de cinco dias em todas as 853 cidades do estado, caracterizando uma elevação considerada de “grande perigo” para a população.

Ranking das maiores temperaturas

A lista das 10 cidades mais quentes do Brasil no feriado de 15/11 é liderada por Corumbá (MS) com 43,3 °C, seguida por Unaí (MG) com 42,6 °C e Arinos (MG) com 42,5 °C. São Romão (MG), Nova Porteirinha (MG), Araçuaí (MG), Coronel Pacheco (MG), Seropédica (RJ), Água Clara (MS) e Aquidauana (MS) completam a relação, evidenciando o domínio das altas temperaturas em Minas Gerais durante o feriado.

Imagem: Reprodução/Freepik