Nova onda de calor deve atingir MG nos próximos dias
De acordo com o Instituto Clima Tempo, a partir da próxima quinta-feira (14), uma nova onda de calor deve atingir o estado de Minas Gerais. Segundo o órgão, as temperaturas estarão 5 °C acima do padrão desse período do ano. Vale ressaltar que diversas regiões do estado deverão ser impactados.
Saiba mais detalhes.
Nova onda de calor chega a Minas Gerais nos próximos dias
Na última segunda-feira (11), o Instituto Clima Tempo alertou que uma nova onda de calor deve aumentar os termômetros no estado de Minas Gerais. De acordo com o órgão, o fenômeno chega na próxima quinta-feira (14), elevando as temperaturas em até 5 °C acima do normal para o período.
No estado, as altas temperaturas atingirão cidades das regiões Norte, Noroeste, Triângulo e parte da Central. Já os municípios de outras regiões serão impactados de forma menos intensa, com uma alta entre 3 °C e 5 °C nos termômetros. Vale ressaltar que praticamente todo o país será atingido pelo calor.
Lembrando que, de acordo com o Instituto Clima Tempo, a onda de calor é caracterizada por uma “sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região ficam muito acima da média normal para uma determinada época”. O cenário se forma por causa de um bloqueio atmosférico.
Além disso, é válido destacar que, segundo o órgão, essa onda de calor será menos intensa do que as registradas em agosto, setembro e novembro. Apesar disso, reforça que a umidade do ar estará mais alta e, por isso, a sensação térmica será maior. Sendo assim, os mineiros sentirão os efeitos da insolação.
O instituto aponta que o fenômeno deve durar até o dia 20 de dezembro, ou seja, muito próximo do início do verão, marcado para o dia 22 deste mês. Esses últimos dias da primavera têm sido mais quentes que o normal para o período.
Imagem: Reprodução/Freepik