Alerta de onda de calor intenso é emitido para cidades de MG; veja lista
Minas Gerais enfrenta um novo alerta de onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido até as 18h de sexta-feira, dia 22 de setembro.
O alerta abrange 118 cidades do estado, com temperaturas projetadas para ficarem 5 °C acima da média durante um período de 3 a 5 dias. Saiba mais informações!
Minas Gerais é atingido por onda de calor
As regiões afetadas são Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste. Em algumas áreas, como o Norte e Triângulo Mineiro, os termômetros podem superar os 39 °C.
O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) também prevê temperaturas elevadas nessas regiões, com até 5 °C acima da média, durante até cinco dias consecutivos. Além dos riscos à saúde humana, essa condição aumenta o perigo de incêndios florestais em todo o estado.
Confira algumas das cidades afetadas:
- Alfenas;
- Andradas;
- Bueno Brandão;
- Caldas;
- Capetinga;
- Capinópolis;
- Delfim Moreira;
- Divisa Nova;
- Extrema;
- Fortaleza de Minas;
- Inconfidentes;
- Ipiaçu;
- Poços de Caldas;
- Pouso Alegre;
- São Francisco de Sales;
- São Gonçalo do Sapucaí.
Cuidados durante calor extremo
Para lidar com o calor extremo, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil do Brasil recomendam medidas como evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, beber água a cada duas horas, usar roupas leves e consumir alimentos leves, como frutas e verduras.
Pessoas mais suscetíveis a complicações durante ondas de calor, como crianças, idosos e indivíduos com condições crônicas que requerem medicação diária, devem redobrar os cuidados.
No que diz respeito aos incêndios florestais, moradores de áreas vulneráveis devem evitar atividades que possam gerar faíscas, como queimadas não autorizadas, e denunciar qualquer comportamento suspeito às autoridades. A combinação de altas temperaturas e risco de incêndios exige uma atenção especial da população e das autoridades para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik