Alerta para idosos após onda de calor em MG
A onda de calor em Belo Horizonte resultou em um aumento significativo nas internações de idosos com quadros graves, que registraram um crescimento de 40%, conforme relatado pela Unimed-BH nos pronto-atendimentos de sua rede de serviços na última semana.
Impulsionada pela temperatura recorde de 36,1ºC na última segunda-feira, a tendência de alta afeta principalmente os idosos com idade acima de 80 anos. Saiba mais informações!
Idosos sofrem com onda de calor
Ao considerar as duas últimas semanas, a central de leitos da Unimed-BH observou um aumento de 30% na procura por internações de pessoas idosas. A gerência de atendimento móvel também notou essa elevação já durante o atendimento pré-hospitalar. A operadora destaca a importância de investir nos cuidados com hidratação e alimentação adequada e emitiu um alerta à população.
A Unimed-BH orienta familiares e cuidadores de idosos a ficarem atentos a sintomas que requerem cuidados imediatos, como tonturas, confusão mental e fraqueza generalizada. Recomenda-se a hidratação constante, mesmo na ausência de sede, manter os ambientes arejados e evitar a exposição direta ao sol, agasalhos, banhos de sol e uso de cobertores.
Cuidados são necessários durante onda de calor
A Defesa Civil prorrogou o alerta da onda de calor até domingo devido à persistência da massa de ar seco e quente sobre Belo Horizonte. A previsão indica máximas de 32ºC neste sábado e 33ºC no domingo. A cidade, juntamente com 703 municípios, está sob alerta de tempestade com granizo devido ao calor intenso.
A Defesa Civil recomenda alguns cuidados que devem ser tomados durante períodos intensos de calor, como a hidratação, a não exposição direta ao sol, o uso de proteção solar, a redução de esforços físicos, a alimentação leve e a não permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik