Até quando vai a onda de calor em Minas Gerais? Veja previsão
Belo Horizonte e vastas áreas de Minas Gerais têm enfrentado dias de calor intenso recentemente. Nesse domingo (12), os termômetros em algumas regiões do estado atingiram a marca impressionante de 40 °C no Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas.
A elevação das temperaturas na região é resultado de uma nova onda de calor que impacta o estado. Saiba mais informações!
Nova onda de calor
Esse fenômeno provoca um aumento de até 5 °C nas temperaturas máximas por alguns dias e está diretamente ligado ao El Niño, um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
A previsão da Defesa Civil de Belo Horizonte indica que a capital mineira enfrentará os efeitos dessa onda de calor até quarta-feira (15), com a possibilidade de as temperaturas máximas ultrapassarem os 36 °C.
Para todo o estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta semelhante, indicando que a onda de calor persistirá até quarta-feira (15), com os termômetros podendo superar os 40 °C nesse período. Ademais, alertas adicionais podem ser emitidos para os dias seguintes.
Precauções durante o calor extremo
Diante dessas condições extremas, a Defesa Civil recomenda medidas de precaução, como hidratação regular, escolha de alimentos leves e frescos, evitar frituras, dormir em locais arejados e umedecidos, além de evitar atividades físicas ao ar livre durante as 10h e 17h.
Além disso, a Defesa Civil orienta não provocar queimadas e, em caso de incêndio, acionar imediatamente os órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. A população é encorajada a seguir essas recomendações para garantir sua segurança durante esse período de calor intenso.
Imagem: Reprodução/Freepik