Belo Horizonte bate recorde histórico e registra maior temperatura da história

Belo Horizonte, nesta segunda-feira (25), enfrentou um recorde de calor extraordinário, com os termômetros registrando a temperatura extrema de 38,6°C. Esse é o valor mais elevado já registrado na capital mineira desde o início das medições em 1910, superando a máxima anterior de 38,4°C, que ocorreu em outubro de 2020. Saiba mais informações!

Belo Horizonte registra altas temperaturas

A previsão meteorológica para a terça-feira (26) indica que a temperatura máxima continuará alta, atingindo cerca de 37°C, sem previsão de chuvas. Na quarta-feira (27), os termômetros devem chegar a 38°C, mas há a possibilidade de chuvas isoladas.

Na quinta-feira (28), a temperatura máxima permanece em torno de 37°C, com a chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta-feira (29), haverá uma leve diminuição com uma máxima de 32°C, embora ainda seja considerado quente, e o tempo ficará encoberto, com possibilidade de chuvisco.

Motivos para a onda de calor

Essa onda de calor fora do comum é atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a influência do El Niño, um fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais.

Em maio deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) já havia alertado que o El Niño poderia elevar as temperaturas em todo o mundo em 2023, aumentando a probabilidade de registros de temperaturas extremas.

Portanto, Belo Horizonte e regiões próximas estão enfrentando um episódio de calor intenso, destacando a importância das medidas de adaptação e mitigação das mudanças climáticas para lidar com eventos climáticos extremos, como esse, que podem se tornar mais frequentes no futuro.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia