Belo Horizonte vive o dia mais quente de novembro da história: confira qual foi a temperatura máxima
No último domingo, dia 12, Belo Horizonte registrou um recorde histórico de calor para o mês de novembro. A Estação Meteorológica da Pampulha marcou uma temperatura de 36,1 °C entre as 14h e 15h, de acordo com a Defesa Civil da cidade.
Esse é o valor mais alto já registrado na capital mineira para o mês desde novembro de 2015, quando os termômetros atingiram 36 °C. Saiba mais informações!
Onda de calor em Belo Horizonte
Apesar do calor intenso, o título de dia mais quente da história de Belo Horizonte ainda é mantido em 25 de setembro de 2023, quando a máxima alcançou 38,6 °C, marcando o recorde desde o início das medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 1910.
A previsão do tempo sugere que o calor persistirá nos próximos dias, com a possibilidade de novos recordes ao longo da semana. Uma massa de ar seco e quente está causando uma onda de calor na região, com baixa umidade do ar e temperaturas superiores a 32 °C, principalmente durante as tardes. O alerta da Defesa Civil permanece válido até quarta-feira (15).
Cuidados durante onda de calor
Para lidar com as altas temperaturas, a Defesa Civil emitiu recomendações importantes, incluindo a hidratar-se regularmente, evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, usar chapéu, óculos escuros e protetor solar, reduzir os esforços físicos, manter os ambientes arejados, dar preferência a refeições leves e a abster-se de bebidas alcoólicas.
Além disso, é aconselhável evitar a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol. Com a previsão de temperaturas elevadas, essas precauções se tornam essenciais para garantir o bem-estar da população em meio ao calor excepcional.
Imagem: Reprodução/Douglas Magno