Inmet lança lista de cidades que estão em alerta de risco; confira se sua cidade está

A onda de calor que envolve praticamente todo o território de Minas Gerais tem levado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta crucial.

Na última quinta-feira, 24 de agosto, o órgão lançou um aviso de tempo seco, comparável ao clima de desertos, para 328 cidades mineiras. Saiba mais informações!

Inmet emite alerta para cidades mineiras

Esta advertência destaca preocupações significativas com a saúde humana e o risco elevado de incêndios florestais.

O alerta prevê uma possibilidade assustadora de índices de umidade relativa do ar entre 12% e 20%. Vale ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que níveis abaixo de 60% não são adequados para a saúde humana. Para contextualizar, o deserto do Saara, no Norte da África, apresenta índices de umidade que variam entre 14% e 20%.

A cidade de Belo Horizonte, que recentemente vivenciou o dia mais quente para o mês de agosto em mais de seis décadas, é uma das localidades afetadas pelo alerta, juntamente com a região metropolitana e diversos municípios das regiões Central, Noroeste, Norte e Sul de Minas Gerais.

O Inmet enfatiza os riscos associados ao ressecamento da pele e ao desconforto nos olhos, boca e nariz em face desse clima extremamente seco. Além disso, o órgão ressalta a necessidade de tomar medidas preventivas para minimizar esses impactos. A população é aconselhada a manter-se hidratada, evitar exposição prolongada ao sol, usar protetor solar, umidificar ambientes e buscar abrigos mais frescos durante as horas mais quentes do dia.

Diante dessa situação climática crítica, a conscientização e a adoção de precauções são essenciais para preservar a saúde e a segurança das pessoas, bem como reduzir os riscos de incêndios devastadores.

Confira algumas dicas:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades afetadas

Para visualizar a lista de cidades mineiras que receberam o alerta de risco pelo Inmet, acesse informe no site oficial do instituto.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Agência Brasil