Minas Gerais mais frio do que o Alasca? Veja comparação

As baixas temperaturas dos últimos três dias surpreenderam os moradores de Belo Horizonte. Na última terça-feira, 04 de julho, a cidade quebrou o recorde de frio do ano pelo segundo dia consecutivo, registrando 8,9°C entre 5h e 6h.

No mesmo período, Juneau, no Alasca (EUA), conhecido por ser um dos lugares mais gelados do mundo, estava com aproximadamente 10°C. Saiba mais informações!

Belo Horizonte teve menor temperatura que Alasca

Essa diferença de temperatura entre Minas Gerais e o estado americano banhado pelo Ártico pode causar uma grande surpresa.

“A explicação está relacionada, em primeiro lugar, à estação do ano em ambos os lugares: em Belo Horizonte estamos no inverno, enquanto no Alasca eles estão no verão. No entanto, o verão no Alasca é mais ameno, com temperaturas em torno de 10°C”, esclarece Jacson Vagner Viana Nestor, professor de geografia. Durante o inverno no hemisfério norte, a temperatura no Alasca pode cair para incríveis -30°C.

Isso ocorre porque o estado americano está localizado em altas latitudes e possui um clima polar. “Em outras palavras, ele está mais próximo dos polos da Terra, onde os raios solares atingem de forma oblíqua, o que faz com que eles aqueçam uma área maior, gerando menos calor em comparação com Minas Gerais”, acrescenta o professor.

Devido à posição de Belo Horizonte entre os trópicos, mais próxima da Linha do Equador do que o Alasca, a cidade recebe uma quantidade maior de calor ao longo do ano. “Os raios solares incidem de forma mais perpendicular, aquecendo uma área menor e, portanto, mais concentrados”, justifica o docente.

O frio em Belo Horizonte

Portanto, é possível dizer que, em Belo Horizonte, está mais frio do que no Alasca? Isso depende. Segundo os termômetros, sim. No entanto, a temperatura ambiente, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar influenciam na sensação térmica. “No Alasca, a sensação de frio é maior” devido a essa combinação de fatores, ensina o professor de geografia.

No entanto, não se pode negar que está sendo difícil para aqueles que precisam acordar cedo na capital mineira. A massa de ar polar que se instalou no estado permanece até sexta-feira, dia 7. Na última quarta-feira, dia 5, a temperatura mínima atingiu 9,4°C, com uma sensação térmica de -8,5°C.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik