Quando a onda de calor vai atingir seu pico em MG? Temperatura deve chegar à 40°C
Minas Gerais vem sofrendo nos últimos dias com uma intensa onda de calor, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa condição climática é resultado da amplificação de uma grande e poderosa massa de ar seco e quente que cobre a Região Central do Brasil, dificultando a formação de nuvens e causando temperaturas extremamente elevadas. Saiba mais informações!
Onda de calor em Minas Gerais
Espera-se que esse calor excessivo persista pelo menos até o início da próxima semana.
Segundo Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, o auge da onda de calor em Minas Gerais está previsto para o sábado, quando as temperaturas no Triângulo Mineiro podem atingir impressionantes 40 °C.
No Norte e Noroeste do estado, esse calor de 40 °C é esperado para o domingo. Já na capital, Belo Horizonte, o pico da onda de calor está previsto para segunda-feira, quando os termômetros podem chegar a 37 °C. Nas demais regiões, não se espera que as temperaturas atinjam os 40 °C.
Altas temperaturas serão registradas nos próximos dias
A Defesa Civil emitiu um alerta informando que a temperatura máxima prevista é de 33 °C, com a umidade relativa do ar mínima em torno de 20% durante as tardes.
O tempo em Minas Gerais permanece estável, com predominância de sol e temperaturas elevadas em todo o estado. A presença de ar seco está afetando significativamente os níveis de umidade relativa do ar, que permanecem baixos na maior parte do território mineiro.
O céu apresenta-se parcialmente nublado a claro nas regiões do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, enquanto nas demais regiões prevalece o céu claro com névoa seca.
É importante ressaltar que o Inmet emitiu um alerta para 118 cidades de Minas Gerais, indicando que essas áreas enfrentarão temperaturas 5 °C acima da média por um período superior a 5 dias. Isso representa um risco significativo de hipertermia e até mesmo de morte devido ao calor excessivo.
O alerta permanecerá em vigor até domingo, às 18h, exigindo precaução e medidas de segurança por parte da população.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik