Prova para concurso da PM do RJ já tem nova data de aplicação
Depois de ser anulada a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a prova do concurso da Polícia Militar já tem uma nova data para ser aplicada. No mês de agosto do ano passado, a primeira fase do processo tinha sido anulada porque foram identificadas diversas falhas de fiscalização durante o certame. Saiba mais detalhes.
Concurso da Polícia Militar do Rio já tem uma nova data para acontecer
O estado do Rio de Janeiro anunciou que a aplicação da prova do concurso da Polícia Militar acontecerá no dia 7 de abril. No dia da primeira aplicação, a corporação realizou uma operação contra fraude no processo, o que adiou a continuidade do processo. Na Operação Aqui Não, 20 pessoas foram presas.
Além disso, no dia da aplicação, foram denunciados problemas em diversos locais de prova. Um dos mais impactados teria sido a Universidade Estácio, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde a prova teria começado com duas horas de atraso e muitos fiscais também teriam se atrasado por causa das chuvas.
Apesar disso, a prova, com 50 questões, foi aplicada em 121 locais no Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói. Por tantos problemas de fiscalização, o processo acabou sendo cancelado e a corporação policial decidiu romper com o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IDABE).
No mês de outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia suspendido a realização do processo seletivo. No entanto, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conseguiu fechar um acordo com a Corte para garantir a continuidade do concurso, agora de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas.
No acordo, ficou estabelecido que a classificação obedecerá o critério de notas, independentemente do sexo do candidato. Isso, porque o certame estava definindo um percentual fixo de inclusão de mulheres no processo. Ao todo, são mais de 119 mil candidatos.
Imagem: Reprodução/Freepik