Como Funciona, Importância e Como Criar Conexões Globais
Criar network internacional pode alavancar seu negócio e te apresentar um mundo repleto de novas oportunidades.
Criar conexões pelo mundo nunca foi tão fácil. Através dos meios digitais, é possível se comunicar com diversas pessoas de diferentes países e culturas, fazer amizades, estabelecer relações e criar uma boa network internacional.
Se você está presente no mundo dos negócios, sabe da importância de conhecer outros profissionais que podem, futuramente, colaborar com suas ideias. No entanto, é importante entender que criar uma network vai muito além de apenas trocar contatos: é preciso também estabelecer relações.
Existem algumas barreiras que devem ser consideradas, como a linguística e cultural. Porém, através de algumas estratégias é possível superá-las. Vamos te mostrar tudo para você ficar por dentro e trabalhar na construção da sua network internacional.
Afinal, como funciona uma network internacional?
O termo network quer dizer rede de contatos. No âmbito profissional, uma boa network não é apenas trocar contatos, mas sim criar um bom relacionamento estratégico com pessoas que podem te apresentar novas oportunidades.
Ao montar uma network, é necessário cultivá-la e se fazer presente. Quando falamos de uma network internacional, existem pontos que precisam ser levados em conta, como as diferenças culturais, políticas e econômicas que impactam os negócios em escala global.
Manter contato, trocar ideias e sugestões auxilia na hora de entender melhor a cultura do outro e quais soluções seriam um bom investimento a depender do cenário.
Realizar corretamente uma network internacional e se conectar de fato com as pessoas que fazem parte da sua network internacional vai te ajudar a alcançar novos patamares no mundo corporativo.
A importância da network internacional
A network internacional não é apenas uma extensão da network realizada de maneira local. A abordagem aqui deve ser mais estratégica e ampla, levando em consideração todos os pontos distintos de acordo com cada realidade. Pensar dessa maneira torna possível adentrar em novos mercados e expandir a influência, criando uma ponte para negócios que antes poderiam não ser viáveis.
Os diferentes costumes e rotinas trazem consigo diferentes dilemas, e também diferentes soluções. Esse tipo de abordagem traz insights importantes sobre as práticas de mercado num âmbito global, assim como os perfis de consumo e público-alvo de diferentes regiões.
No entanto, para criar uma network internacional da maneira correta, é necessário ter um alto grau de preparação, flexibilidade e abertura para novas experiências. Testar novas abordagens de contato e pesquisar o mercado internacional te auxiliam na hora de expandir sua rede de contatos e criar novas relações.
Benefícios de uma network internacional para negócios e empreendimentos
Os benefícios de ter uma rede de contatos internacionais são muitos. O acesso facilitado a novos mercados e novas tendências pode expandir seu leque de atuações e ideias. Além disso, ao manter relações com diferentes perfis profissionais, é possível enxergar quais são as necessidades de empreendedores de diferentes partes do globo.
Além disso, essa rede pode fornecer insights valiosos sobre as práticas de mercado e preferências do consumidor em diferentes regiões.
Um outro ponto muito interessante na hora de criar uma network internacional é a possibilidade de colaboração com as mais diversas pessoas. Quando falamos do cenário global, trocar conhecimentos e experiências podem auxiliar na hora de desenvolver um novo produto ou acompanhar determinada tendência.
A troca de experiências aqui é um ponto muito significativo para analisar a maneira com que seus negócios funcionam, podendo gerar soluções para algum tipo de problema que antes não havia a possibilidade de resolução.
Manter esse contato pode auxiliar na hora de buscar ajuda e conseguir apoio em alguma empreitada.
Network em Eventos internacionais
Por último, mas não menos importante: viaje. Conheça novos países, comércios e entenda como determinada nação funciona na prática do dia a dia.
Para quem deseja fazer Network na área de tecnologia a dica é o CILT(UK) Logistics Research Network realizado em Dublin. Entre os temas abordados neste evento estão:
- Inovação na Cadeia de Suprimentos;
- Criação de valor;
- Pesquisa Operacional;
- Tecnologia, Digitalização e IA.
Outro evento de grande destaque é o Salone Franchising Milano realizado em Milão na Itália. Trata-se de um dos eventos mais importantes da Europa, sendo dedicado ao setor de associação de vendas e fórmulas inovadoras para o comércio, licenciamento e parceria.
Saiba como criar uma network internacional
Existem diferentes meios de estabelecer uma rede de contatos internacional. Separamos alguns deles para você.
Participe de conferências e eventos globais
Participar de conferências, feiras e outros eventos é uma boa alternativa não somente para conhecer novas tecnologias e o que está em alta no mercado, mas também criar um primeiro contato com potenciais parceiros.
Nas feiras internacionais, pessoas do mundo inteiro se reúnem para trocar experiências e discutir ideias. Conhecer diferentes empreendimentos relacionados ao seu setor de atuação é uma ótima maneira de expandir o seu negócio globalmente.
Utilize redes sociais profissionais
A tecnologia pode ser sua grande – se não a maior – aliada na hora de construir sua network internacional. Existem muitas redes sociais que auxiliam no contato entre profissionais do mundo todo. O LinkedIn, fóruns profissionais e o Twitter são ótimos meios de ser inserido dentro do meio corporativo internacional.
Seja ativo, compartilhe ideias e tire dúvidas. Engaje em postagens e mantenha contato. Isso pode abrir inúmeras portas para que você estabeleça um contato mais frequente e explore novas oportunidades de negócio.
Esteja em grupos e comunidades online para networking
Existem alguns fóruns e comunidades com alcance global que podem ser muito bons para quem deseja criar uma network internacional.
Moz
O grupo foi criado em 2010 em mais de 30 mil membros e é um grupo composto por profissionais e empreendedores do mundo do marketing e vendas.
Existem muitas dicas e tópicos sendo discutidos lá principalmente quando falamos de estratégias de SEO e as melhores práticas para ranqueamento de conteúdo no Google.
É comum que pessoas postem dúvidas lá e obter respostas de profissionais de marketing do mundo todo dando dicas e soluções para problemas.
Content Strategy
Com mais de 43 mil membros, o Content Srategy é um grupo composto por profissionais de criação de conteúdo, como postagens em blogs, eBooks e webinars. Lá é possível obter dicas e informações sobre o funcionamento desses conteúdos na web, e o que pode ser mais vantajoso para o seu negócio atingir mais pessoas online.
On Startups – The Community For Entrepreneurs
Nas redes desde 2007, o grupo de mais de 800 mil membros é pensado unicamente para a criação de networking entre empreendedores que buscam estabelecer relações com pessoas do mundo todo.
Muitos representantes de peso estão presentes e ativos nele, criando postagens, compartilhando insights e dando dicas de liderança para líderes e jovens empreendedores.
B2B Technology Marketing Community
Com mais de 140 mil membros, o B2B Technology Marketing Community é composto por profissionais de marketing voltado para a discussão de novas tecnologias e tendências do mercado. Existem muitas discussões ativas no grupo, com perguntas e respostas rápidas para as mais diversas dúvidas.
Dicas para expandir e manter uma network internacional
É importante saber se comunicar e estar em contato com pessoas do mundo todo ativamente, e aqui trouxemos algumas dicas que vão te auxiliar a gerar e manter suas relações.
Invista em um bom inglês
O inglês é um idioma universal. Muito utilizado em transações e negócios internacionais, ele também é importante na hora de criar relações.
É importante praticar, estudar e se manter atento. Na maioria dos casos de networking internacional, sempre será a melhor alternativa na hora de se comunicar com pessoas de outros países e culturas.
Conheça do mercado internacional
Estudar as tendências, o que faz sucesso lá fora e prestar atenção nas novidades é bom não somente para se manter por dentro do que acontece de maneira global, mas também ter uma visão de onde investir seu tempo e esforço.
Existem algumas ideias que podem parecer muito incríveis de começo, mas que não oferecem uma perspectiva a longo prazo. Enquanto outras podem ser mais favoráveis e facilmente escalonáveis de acordo com o tempo.