Como implementar o planejamento estratégico na sua empresa
O planejamento estratégico é uma metodologia de gestão empresarial que integra a formulação e a execução da estratégia, sendo fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ele serve como um mapa, orientando a empresa sobre como alcançar a sua visão de futuro, atingir objetos ousados e resultados consistentes ao longo do tempo.
A moderna abordagem de planejamento estratégico coloca o cliente no centro da estratégia, engajada alta gestão e os colaboradores no processo, promove a inovação do modelo de negócio e utiliza metodologias inovadoras que permitem respostas ágeis às mudanças constantes nos cenários dos negócios.
A implementação do planejamento estratégico eficaz exige:o alinhamento ao propósito, a definição de prioridades, o comprometimento da alta gestão e dos líderes com a implementação, o monitoramento contínuo do progresso e dos resultados, além de ajustes para manter a estratégia e os planos aderentes ao contexto dos negócios.
Neste artigo, vamos explorar os passos essenciais para implementar, com sucesso, o planejamento estratégico na sua empresa. Boa leitura!
Entenda o conceito de planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um processo criativo, colaborativo e contínuo que utilizada diversas metodologias para desenvolver estratégias vencedoras e planos de ações consistentes que traduzem como o sucesso será atingido.
Como não há uma única metodologia para a construção do planejamento estratégico, vamos compartilhar uma síntese do que consideramos essencial para o correto uso da abordagem.
Em especial, na Era Digital é importante entender como o ambiente interno da empresa, o ambiente externo e os concorrentes são influenciados pelas inovações, tecnologias e mudanças de comportamento dos consumidores das diferentes gerações. E, também, considerar as abordagens ágeis; as bases de dados e informações são importantes para apoiar a tomada de decisão e a elaboração do planejamento estratégico. Confira um passo a passo:
Passo 1: definição do propósito, visão e valores
O primeiro passo na implementação de um planejamento estratégico é a definição clara do propósito, da visão de futuro e dos valores da empresa. OPropósito descreve a razão de ser da empresa e qual mudança quer realizar na vida das pessoas e na sociedade.A visão dá clareza para onde a empresa quer chegar no futuro e quais resultados quer alcançar. Uma vez criada a visão de futuro da empresa, é essencial voltar para o presente e decidir o que os líderes,gestores e as equipes precisam realizar a partir de agora para alcançar o sucesso desejado.
Os valores representam os princípios e as crenças que norteiam os comportamentos e as ações das pessoas na empresa. Os valores precisam estar integrados ao propósito e a à visão, e influenciar o modo de agir das pessoas no dia a dia de trabalho.
Passo 2: análise do macroambiente do negócio
O planejamento estratégico moderno tem como ponto de partida os clientes: suas necessidades, aspirações e problemas a serem resolvidos – o que na atualidade é denominado de job-to-be-done (realizar, com sucesso, atividades em diferentes circunstâncias).
Então, uma vez definido quem são os clientes-alvo e quais são os mercados a serem conquistados,agora, é preciso compreender como o macroambiente impacta no crescimento e nos resultados da empresa.
Como as empresas atuam num ambiente de negócios VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)é importante que estejam preparadas para ajustarem suas estratégias e seus planos à medida que o cenário muda.
Nesse sentido, a análise PESTEL (Política, Meio ambiente, Sociedade, Tecnologia, Economia e Legislação) é uma metodologia de grande utilidade. Ela permite analisar mudanças em variáveis importantes do macroambiente, possibilitando às empresas criarem diferentes cenários e planos de ações para responderem de forma ágil às mudanças no cenário dos negócios.
O foco no cliente, o entendimento do ambiente externo e interno e dos fatores que influenciam, tanto o crescimento como a sobrevivência da empresa são essenciais para a elaboração do plano estratégico.
Passo 3: formulação das estratégias
A formulação da estratégia é o primeiro passo no processo de planejamento estratégico. A estratégia envolve uma combinação entre os fins da organização (objetivos) e os meios para sua realização (as iniciativas e os resultados esperados).
A estratégia também exige a definição das prioridades da empresa, isto é, o que precisa ser realizado de forma imediata, que tem a preferência na alocação de recursos e investimentos.
Mas é preciso ressaltar, que a construção e a implementação da estratégia é um processo realizado tanto no sentido top-down, como bottom-up, explicados a seguir.
O sentido top-down, significa que a alta direção define as prioridades, os objetivos e os resultados a serem alcançados pela empresa e os comunicam de forma clara para os gerentes e colaboradores. Já o sentido bottom-up, significa que os gerentes e os colaboradores definem objetivos e resultados das suas áreas e equipes de forma a contribuir para o alcance dos resultados corporativos.
Essa fase envolve pensamento analítico, crítico e pessoas capacitadas nas metodologias a serem utilizadas, visando a cocriação e o desenvolvimento de planos de ação específicos para atingir os objetivos e resultados estabelecidos.
As estratégias a serem definidas, devem considerar as competências, as pessoas, as tecnologias,as capacidades operacionais e os recursos disponíveis para sua realização.
O plano estratégico ao ser implementado também deve integrar e explorar a proposta de valor para os clientes e as vantagens competitivas para possibilitar um crescimento lucrativo das receitas e a sustentabilidade da empresa ao longo do tempo.
Passo 4: definição de objetivos e resultados
Uma vez definidos, opropósito, a visão, os valores e as prioridades estratégicas, o próximo passo envolve: a definição dos objetivos, dos resultados-chave e das iniciativas e projetos a serem implementados.
Atualmente, a metodologia considerada referência para a implementação ágil da estratégia são os OKRs (Objetivos e Resultados-Chave). De acordo com a abordagem, os objetivos devem ser claros, ousados, inspiradores e alinhados com a direção estratégica e a visão de futuro da empresa. Todos os objetivos possuem um prazo específico para serem concluídos, de acordo com a natureza da iniciativa a ser realizada
Os Resultados-chaves, por sua vez, devem explicar como os objetivos estratégicos serão entregues. Os resultados-chave precisam ser específicos, agressivos, mensuráveis, verificáveis e o progresso deve ser acompanhado de forma contínua por meios dos check-ins (semanais, mensais e trimestrais).
Vale reforçar, que na perspectiva do planejamento estratégico moderno, os OKRs significam a gestão dos resultados da empresa, das equipes e das pessoas. Eles não podem ser confundidos com um conjunto de atividades e tarefas, ou ainda, uma lista de objetivos isolados.
Passo 5: implementação das estratégias
A implementação é o estágio em que as estratégias se transformam em ações concretas. Esta etapa requer o apoio da alta gestão e dos líderes para orquestrar e coordenar o alinhamento de cada área da empresa com a execução da estratégia corporativa.
Para isso,é necessário um plano detalhado de implementação, que inclui:os projetos e as iniciativas prioritárias, a alocação dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos,a definição de papéis e responsáveis, o cronograma de implementação, os resultados a serem entregues no prazo de conclusão.
É a etapa em que os recursos mais importantes da empresa estão trabalhando focados nas prioridades e na entrega dos resultados almejados.
Passo 6: monitoramento e avaliação
A última fase do planejamento estratégico é o monitoramento do progresso e a avaliação dos resultados alcançados. O ritual de gestão utilizado para realizar o monitoramento do progresso, a avaliação dos resultados e os ajustes nas estratégias e planos de ação são as reuniões de check-ins.Nelas são avaliados o progresso e os resultados alcançados por cada área e equipe durante o ciclo de execução e as mudanças ocorridas no contexto dos negócios.
A avaliação contínua dos resultados e a realização de feedback são essenciais para compartilhar as lições aprendidas, identificar áreas de melhoria, capturar mudanças no cenário dos negócios, e garantir que os gestores e suas equipes continuem no caminho certo e contribuindo para alcançar os resultados da empresa.
Desafios na implementação
A implementação de um planejamento estratégico pode enfrentar diversos desafios, como:falta de comprometimento da alta gestão, foco excessivo no dia a dia operacional, colaboradores desmotivados e desengajados, comunicação ineficaz, silos organizacionais, ausência de rituais de gestão para monitorar o progresso e avaliar os resultados alcançados.
Para superar esses obstáculos, é essencial promover uma cultura organizacional que valorize:visão estratégica, liderança forte e participativa, comunicação e a integração entre as áreas, transparência das metas e dos resultados e o alto desempenho. Além disso, é importante destacar que a liderança deve ser o exemplo a ser seguido no que se refere ao compromisso com a implementação do planejamento estratégico e a entrega dos resultados.
O planejamento estratégico é um processo contínuo e dinâmico que requer dedicação, visão clara e ação decisiva. Implementar um planejamento estratégico eficaz é um investimento no futuro da empresa, possibilitando uma melhor adaptação às mudanças do mercado, otimização de recursos e maximização de resultados. Ao seguir os passos descritos neste artigo e enfrentar os desafios com determinação e flexibilidade, sua empresa estará bem posicionada para alcançar sucesso e sustentabilidade em longo prazo.