Estilo minimalista: dicas para simplificar seu guarda-roupa
Dicas que vão te ajudar a destacar a beleza e a praticidade do estilo minimalista.
O minimalismo na moda é muito mais do que apenas uma tendência. Afinal, tendências costumam ser passageiras, já o minimalismo parece que veio para ficar e tem sido a opção de muitas pessoas que desejam simplificar o guarda-roupa e ainda assim serem estilosas.
Logo, o minimalismo pode ser considerado um estilo de vida, pois valoriza a simplicidade, a funcionalidade e a elegância.
Ter um guarda-roupa minimalista pode ser uma maneira incrível de facilitar a sua vida e poder se concentrar somente nas peças que realmente deseja ter e usar. Existem algumas dicas essenciais para quem está querendo aderir ao minimalismo na moda e quer saber o que realmente é vital ter.
Porém, não é porque um armário é minimalista que ele não é estiloso. O conceito do minimalismo é preservar a elegância e a praticidade das peças, por isso alguns itens são essenciais, como, por exemplo, as camisas femininas, que podem ser usadas em diferentes ocasiões.
O mesmo vale para peças neutras e tecidos mais encorpados, como o linho e a alfaiataria.
Você confere abaixo um guia completo com as principais dicas para simplificar o guarda-roupa e ter apenas peças que realmente fazem sentido no seu estilo.
Comece avaliando e desapegando
O primeiro passo para um guarda-roupa minimalista é começar fazendo uma avaliação sincera sobre o seu atual armário de roupas.
Inicie tirando todas as roupas e separe as que você realmente gosta e usa com regularidade. Ainda, as que sobrarem e estão sempre escondidas no fundo do guarda-roupa podem ser doadas ou vendidas na internet.
Invista em cores neutras e básicas
Na hora de montar o seu guarda-roupa minimalista, escolha peças que sejam neutras e básicas, como preto, branco, azul-marinho, cinza, marrom e bege. Essas cores transmitem elegância e também são fáceis de combinar com outras peças que você tenha no armário.
Tenha peças-chave
Ao invés de encher o seu armário com peças que você provavelmente vai usar uma única vez, invista em itens de qualidade e que realmente fazem sentido dentro do seu estilo.
Tenha uma boa camisa social para diferentes ocasiões, um bom par de calças de alfaiataria, e não se esqueça de um blazer bem cortado. Além disso, priorize peças versáteis e que podem ser combinadas entre si.
Qualidade acima de quantidade
Na hora de montar o seu armário minimalista, priorize a qualidade ao invés da quantidade. Na hora de escolher, prefira peças feitas com materiais duráveis e bem costuradas, inclusive se isso significar que você vai gastar um pouco a mais. Roupas de qualidade costumam durar mais tempo e oferecem um caimento melhor.
Menos é mais
No estilo minimalista, não se esqueça da frase menos é mais, por isso evite exageros e itens desnecessários. Isso vale principalmente quando falamos de acessórios.
Afinal, você não precisa ter todos eles disponíveis. Um colar simples, um bom par de brincos elegantes e acessórios simples são mais do que suficientes no seu look, a intenção é não sobrecarregar com excesso de informação.
Versatilidade
A versatilidade também é importante, por isso escolha peças que sejam versáteis e possam ser usadas de diferentes maneiras e em diversas ocasiões. Um vestido preto, por exemplo, pode ser usado tanto no escritório quanto em um evento ou aniversário, ou até mesmo em um encontro com os amigos.
Organização
A organização também é um tópico superimportante quando falamos sobre minimalismo. Portanto, mantenha o seu guarda-roupa sempre muito bem organizado para que você não se sinta perdido e sem saber quais peças tem disponível para usar.
Utilize cabides e dobre as roupas de forma ordenada, pois isso ajuda a economizar tempo e a manter a estética minimalista.