Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de Minas Gerais

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou, agora em março, os reajustes de até 12% nas contas de luz em 4 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais). As novas tarifas já estão em vigor para 3 distribuidoras – contando também com reajustes negativos.

O reajuste da Aneel já impacta mais de 148 cidades, com 8,2 milhões de unidades consumidoras – isso é cerca de 9% da população brasileira. Este levantamento foi feito pela InfoMoney.

O maior reajuste foi para os consumidores da CPFL Santa Cruz, subsidiária da CPFL. A distribuidora atende 496 mil unidades em 45 cidades, sendo 39 do interior de São Paulo, 3 do Paraná e 3 de Minas Gerais.

Mais informações sobre a Aneel no reajuste das contas

Imagem da fachada da Aneel
Reprodução: Aldo Solar

É importante lembrar que cada unidade consumidora pode fornecer energia para mais de uma pessoa – por exemplo, comércios e empresas – por isso, as quase 500 mil unidades representam mais de 1 milhão de pessoas.

As principais cidades da concessão serão Itapetininga, Ourinhos, Avaré e Jaguariúna (todas em SP). O reajuste da CPFL Santa Cruz 9,02%, pois a alta na conta para os consumidores de baixa tensão foi menor. Para residências, a tarifa subiu 5,94%.

Esse reajuste foi aprovado pela Aneel na terça-feira da semana passada (21), e começou a valer na quarta-feira (22). Além disso, a agência disse que a devolução integral de créditos de PIS/Cofins teve um efeito de -2,4% nas tarifas e o repasse da privatização da Eletrobrás de -2,81%, para mitigar o reajuste.