Minas Gerais é o estado brasileiro com maior crescimento no turismo

Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil no primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com dados do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do IBGE.

O estado registrou um aumento significativo na receita nominal (34,9%) e no volume de atividades turísticas (24,3%), superando a média nacional de 30,1% e 11,1%, respectivamente. Saiba mais informações!

Aumento do turismo em Minas Gerais

Os números divulgados pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) também revelaram resultados positivos em outros segmentos, como aviação, hospedagem, transporte rodoviário e empregos.

O secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, comemorou os resultados e destacou a importância da união de esforços entre as cadeias produtivas do turismo e da economia da criatividade, que impulsionaram o crescimento. Segundo ele, a “mineiridade”, o trabalho árduo e a colaboração foram fundamentais para o sucesso.

O governo do estado investiu mais de R$ 8 milhões no setor de turismo até maio, sendo uma parte significativa proveniente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico. Os investimentos foram direcionados para promoção turística, planejamento, monitoramento e ações de regionalização.

A expectativa para o período de junho e julho é de um fluxo turístico de aproximadamente 6,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Fundação João Pinheiro (FJP). Isso representa um aumento de quase 20% em comparação a 2022. Para impulsionar esse fluxo, a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o programa Minas Junina, que integra as festividades dos municípios do estado.

Economia no estado

No que diz respeito ao emprego, foram gerados cerca de 5.644 novos empregos nos setores de alimentação, transporte e entretenimento de janeiro a abril. O estoque de empregos formais no turismo em Minas atingiu 380.069 em abril, um aumento de 8,6% em relação a 2022, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na hotelaria, a taxa de ocupação em Belo Horizonte aumentou de 54,30% em janeiro para 65,85% em abril, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG). O trabalho realizado pelos governos municipal e estadual para promover o turismo na cidade foi destacado como um dos fatores para esse crescimento.

Os resultados positivos refletem os esforços do setor de turismo em Minas Gerais e o potencial do estado em atrair visitantes. Com investimentos e ações estratégicas, o turismo continua a se fortalecer, impulsionando a economia e gerando empregos.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik