Carnaval: saiba como foi a evolução da festa com o passar do tempo
Nos dias de hoje o Carnaval é uma das comemorações que nós brasileiros (ou, ao menos, grande parte de nós) mais amamos. É sempre divertido curtir os bloquinhos de Carnaval, as fantasias extravagantes e coloridas, a cerveja, os confetes e, é claro, os desfiles de samba.
Mas você já parou para pensar em como eram as comemorações de Carnaval de antigamente, e como ele evoluiu até chegar à maneira como conhecemos eles nos dias de hoje?
Como surgiu o Carnaval
Originalmente o Carnaval chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, originando-se através dos entrudos, que eram uma brincadeira popular na cultura deles.
Entrudo
O Entrudo era uma brincadeira popular em Portugal, que foi estabelecida no Brasil entre os séculos citados acima. Ela foi muito popular, até chegar ao fim no país em meados do século XX, graças à repressão que ocorria em torno da brincadeira.
A forma mais conhecida de realizar o entrudo era o “jogo das molhadelas”, que consistia em molhar ou sujar pessoas que passavam pela rua, ou de maneira privada, entre as pessoas da família.
Para sujar e molhar as pessoas que participavam do entrudo, recipientes preenchidos de líquidos aromatizados, ou malcheirosos, eram produzidos.
Fim do Entrudo
Com a passagem da monarquia para a república no século XIX, houve uma intensa campanha de repressão contra o entrudo. A imprensa foi grande responsável pelo desenvolvimento dessas campanhas contra o entrudo no Brasil, fazendo com que ele perdesse forças no início do século XX.
Em resposta ao entrudo sendo reprimido nas ruas, a elite do Império criou os bailes de Carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes que estavam sendo criados naquele momento, onde eram tocadas, em maior parte, as polcas.
Avançando no tempo
O Carnaval como conhecemos nos dias atuais surgiu nas ruas de São Paulo, durante o século XX. Membros juntavam-se para dançar ao som de tambores, em meio a festas na frente de igrejas.
Por volta do ano 1967 o desfile das escolas de samba foi oficializado, e em 1968 foi quando aconteceu o primeiro desfile na Avenida Tiradentes, pouco antes da construção do Autódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro em 1974.
A partir daí, o Carnaval brasileiro foi crescendo e ficando cada vez mais profissional, até chegar nos dias de hoje, como nós o conhecemos.