Instituto Federal possui 390 vagas disponíveis para curso gratuito no norte de Minas Gerais

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está disponibilizando 390 vagas para o curso presencial gratuito de formação inicial e contínua (FIC) para eletricistas de sistemas de energia renovável.

Os cursos serão realizados nas cidades de Janaúba, Porteirinha, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni. Os alunos que fizerem os cursos receberão R$ 270 por mês para auxílio com transporte e alimentação. Saiba mais informações!

Como realizar as inscrições?

De acordo com o IFNMG, as inscrições para o curso sob o Edital nº 270/2023 são gratuitas e podem ser feitas por meio de pré-cadastro online desde a última segunda-feira, 05 de junho.

O prazo é 18 de junho. Além das informações exigidas no formulário, é necessário anexar documento de identificação com foto, CPF, certidão ou certificado/declaração de conclusão do ensino fundamental I e ​​comprovante de endereço, tudo em um único arquivo em formato PDF.

Segundo a IFNMG, “o objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis é formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos”.

O curso também procura garantir a qualidade e segurança da instalação de sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento possível da conversão da radiação solar em energia elétrica com respeito ao meio ambiente.

Requisitos para a candidatura

Para participar do curso é necessário ter concluído o ensino fundamental e ser maior de 18 anos. Cada um dos campi oferecerá 80 vagas, com exceção de Pirapora que terá 70. Os classificados que não se inscreverem até 28 de junho serão considerados desclassificados.

Em relação ao processo seletivo, caso o número de pré-inscrições seja superior ao número de vagas disponíveis, a seleção ocorrerá por meio de sorteio, que ocorrerá online no dia 20 de junho, às 15h com transmissão ao vivo no perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo estará disponível para ser acessado pelos candidatos a qualquer momento.

De acordo com o IFNMG, o curso será realizado no período noturno e tem carga horária de 200 horas, que deverão ser cumpridas em três meses, entre os meses de julho e setembro.

“Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas”, detalhou o IFNMG.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik