Juiz de Fora passa a oferecer prova escrita da CNH em Libras! Saiba mais sobre a novidade

A partir de agora, a cidade de Juiz de Fora também terá um benefício que Belo Horizonte já tinha: a prova escrita da CNH em Libras! Essa medida também vai beneficiar moradores de cidades da Zona da Mata Mineira.

O que isso quer dizer? Que, a partir de agora, pessoas com deficiência auditiva, poderão tirar sua carteira de habilitação e requisitar a prova escrita, que aborda a legislação, em libras. A determinação foi compartilhada pela Polícia Civil na última terça-feira, 14.

Como vai funcionar a prova escrita da CNH em Libras em Juiz de Fora?

Imagem de um leitor de tela que terá em Juiz de Fora
Reprodução: PCMG/Estado de Minas

A partir de agora, quem requisitar a prova em Libras, fará uma prova eletrônica, com uma espécie de “avatar” para a Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a Polícia Civil, essa técnica é inovadora, principalmente para as cidades do interior do estado de Minas.

Segundo a delegada-geral Flávia Camargo Murta, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, “Estamos cumprindo com o nosso papel de forma mais eficiente, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro assegura a acessibilidade de comunicação em todas as etapas do processo de habilitação; e agora o candidato pode fazer isso mais perto de sua casa e de sua cidade. Isso traz acessibilidade e autonomia para a comunidade surda“.

A medida é boa não só para quem é de Juiz de Fora, mas para todos os moradores da Zona da Mata Mineira, que poderão realizar a prova de Libras na cidade, também.

Como fazer para agendar a prova da CNH em Juiz de Fora?

imagem de sinais de trânsito
Reprodução: Detran
  • Marque o exame por meio de um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran;
  • Pague o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) específico de cada etapa;
  • Faça a prova de direção – que terá profissionais habilitados em Libras.

Vale ressaltar que todas as outras etapas do processo permaneceram idênticos, estabelecidos pelo Detran.