Juiz de fora recebe absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Casa da Mulher Maria Conceição Lammoglia Jabour, em Juiz de Fora, recebeu a primeira remessa de absorventes higiênicos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG).

Essa entrega foi realizada após a regulamentação da lei que garante à mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, itens de necessidade básica, como os absorventes higiênicos.

A Casa da Mulher recebeu 1.833 pacotes de absorventes, com 16 unidades cada, um total de 29.300 absorventes, que vão atender à demanda de aproximadamente 80 mulheres no período de 12 meses.

Como parte do projeto, todas unidades de acolhimento do estado também receberão carregamentos de absorventes.

Mais informações sobre os absorventes higiênicos

Absorventes higiênicos distribuídos pelo estado de Minas Gerais
Reprodução: Gil Leonardi/Imprensa MG

Todos os absorventes recebidos por este projeto do Estado de Minas Gerais são produzidos por mulheres em privação de liberdade dos presídios mineiros, em um Belo Horizonte e outro em Timóteo.

Elizabeth Jucá, secretária da Sedese, ressalta:

“Esta primeira entrega de absorventes higiênicos representa uma vitória na luta a favor das mulheres, especialmente as mais vulneráveis socialmente. Elas receberão não apenas um item de higiene básica, mas terão mais liberdade, conforto e, mais dignificada. A Sedese participa da construção desta política pública, que envolve educação, saúde e segurança pública.”

Outros projetos do Estado de Minas Gerais voltados às mulheres

Reunião de absorventes higiênicos feita pela Sedese
Reprodução: Sedese/MG

Durante o mês de março, a segurança de Minas Gerais em parceria com outros órgãos se juntaram para a Operação Átria, para o combate à violência contra a mulher. Unindo policiais civis, militares e penais, bombeiros, profissionais da Sedese e da Defensoria pública, ao todo foram mais de 2 mil pessoas nesta operação.

Durante o período, mais de 400 pessoas foram presas, 45 vítimas foram resgatadas. Além disso, foram mais de 6 mil visitas/diligências policiais realizadas pela operação.

Além disso, a população fez parte dessa ação: 995 denúncias anônimas feitas pelo número 181 nos 853 municípios do estado.