Crise! Starbucks fecha loja em Minas Gerais

A Starbucks, renomada rede de cafeterias, fechou a segunda de suas três primeiras lojas localizadas no estado de Minas Gerais.

A loja localizada no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, foi fechada devido à crise enfrentada pela SouthRock Capital, que detém a marca no Brasil e atualmente tenta entrar em recuperação judicial.

Starbucks fecha lojas em Minas Gerais e resto do Brasil

Inaugurada em 18 de novembro de 2021, a primeira loja estava próxima ao check-in 2 do aeroporto. Pouco tempo depois, em 15 de dezembro, a segunda unidade foi aberta no primeiro piso do aeroporto, próxima ao embarque doméstico, mas foi recentemente fechada após a franqueadora entrar com o pedido de recuperação judicial.

Apesar do sucesso inicial, com a unidade de Confins entre as três com maior número de vendas no Brasil, os planos para uma quarta loja no aeroporto foram aparentemente abandonados.

O fechamento da loja foi confirmado pela assessoria de imprensa do aeroporto e a unidade já não aparece mais no site do terminal nem na lista de lojas do Starbucks.

Crise financeira da SouthRock

A SouthRock Capital, a empresa que opera a Starbucks e também a lanchonete Subway, anunciou o processo de reestruturação da empresa, incluindo a revisão do número de lojas e da força de trabalho, sem abordar especificamente o atraso no pagamento do ICMS.

A empresa solicitou recuperação judicial na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo, citando uma dívida de aproximadamente R$ 1,8 bilhão. No entanto, o pedido foi inicialmente negado, com a Justiça destacando a falta de fundamentos específicos. A empresa aguardará uma perícia prévia antes de reavaliar o pedido de recuperação judicial.

Imagem: Reprodução/G1