Dinheiro esquecido: veja o prazo para pagamento divulgado pelos bancos
Desde a última terça-ferira (7), o Banco Central tem realizado o resgate do “dinheiro esquecido” em bancos por cidadãos brasileiros, que deixam dinheiro em conta que não é mais utilizada.
Se você acha que tem algum dinheiro esquecido em algum banco – ou acha que pode ter – você pode consultar este site, do Sistema de Valores a Receber, e os bancos terão um prazo de pagamento destes valores.
O Banco Central calcula algo em torno de R$6 bilhões parados e esquecidos, que pertecem a mais de 38,5 milhões de pessoas físicas e 2,4 milhões de empresas! Os bancos possuem um prazo para o pagamento e devolução do dinheiro.
No primeiro dia, o Sistema de Valores a Receber, teve cerca de 1,6 milhões de pedidos de resgates dos valores.
Saiba mais sobre o dinheiro esquecido
Os cidadãos podem pedir pelo resgate do dinheiro esquecido juntamente aos bancos, e o resgate é feito por meio do Pix. É necessário informar uma chave Pix à instituição responsável, para que o pagamento seja feito de maneira correta.
A partir daí, os bancos terão um prazo de até 12 dias úteis para fazer a devolução do dinheiro esquecido, contados a partir do dia da solicitação.
Para consultar, basta que o cidadão busque pela aba de consulte valores a receber, fornecer seus dados pessoais, como o CPF e a Data de Nascimento, ou o CNPJ, quando se tratar de pessoas jurídicas.
Depois da confirmação dos valores a receber, o cidadão entrará no ambiente virtual do governo e realizar a solicitação junto ao governo, para que possa receber o dinheiro esquecido em até 12 dias úteis.