Região de MG famosa pelos queijos ganha nova marca de café

A Associação dos Cafeicultores da Canastra (Acanastra) e o Sebrae Minas lançaram a marca “Território Café da Canastra” para promover e posicionar os cafés produzidos na região.

A Serra da Canastra, conhecida por seus queijos artesanais, agora busca se destacar também pela qualidade de seus cafés. Saiba mais informações!

Marca de café da Serra da Canastra

Recentemente, a cafeicultura da Serra da Canastra tem crescido, desenvolvendo toda a cadeia produtiva, desde fornecedores de insumos até empresas de torrefação.

Em 2019, duas associações de produtores de café dessa região, em parceria com o Sebrae Minas, criaram a instituição representativa dos cafeicultores da Canastra, a Acanastra, que hoje conta com 35 associados.

O objetivo era criar uma identidade única para os cafés da região e posicionar a Canastra como uma das regiões produtoras de café no Brasil.

Ano passado, a parceria entre Sebrae Minas e Acanastra iniciou o trabalho de branding para o café produzido na região. Foi realizado um diagnóstico para identificar as características e diferenciações do produto.

Com isso, foi criada a marca “Território Café da Canastra”, que busca expressar o propósito, valores, identidade, tradições e posicionamento da região no mercado.

Após o lançamento, a marca será gradualmente incluída nas embalagens dos produtos e em materiais promocionais da região.

Em seguida, será elaborado um plano de ação para regulamentar, proteger, controlar e promover a marca.

Características do produto

Os cafés da Canastra possuem, geralmente, aroma e sabor de mel, frutas amarelas, tropicais e cítricas, além de notas de chocolate ao leite, castanha, limão-cravo e laranja. Esses aspectos são influenciados pelas condições climáticas e geográficas que interferem na qualidade do produto.

A Acanastra já deu entrada ao pedido de registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), devido às características únicas dos cafés da região.

Espera-se que a conquista da Indicação Geográfica fortaleça a qualidade e a autenticidade dos cafés produzidos nos 10 municípios da região, impulsionando o desenvolvimento econômico.

O evento de lançamento acontecerá na Fazenda do Lindomar Eventos, em Piumhi, no dia 27 de junho, às 19h.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik