Estreia do trem Rio-Minas já tem data planejada; confira

Após oito anos de árduo trabalho, negociações públicas e privadas, recuperação de trechos ferroviários e reforma de vagões, o Rio-Minas, o primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do Brasil, está prestes a se tornar uma realidade.

Esse projeto, liderado pela presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, teve início em 2015 e enfrentou diversos desafios, incluindo os impactos da pandemia. Saiba mais informações sobre o projeto!

Rota de trem entre Rio e Minas tem previsão de estreia

A notícia mais recente que trouxe entusiasmo à equipe foi a concessão do Certificado Operacional Específico (COE), um documento essencial para que o Rio-Minas comece a operar. Cyntia Nascimento expressou sua satisfação por essa conquista, enfatizando que esperaram desde 2017 por essa certificação e que todo o esforço foi realizado sem recursos públicos.

Atualmente, a Amigos do Trem aguarda a aprovação da Ferrovia Centro-Atlântica, a concessionária da ferrovia, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que se comprometeu a acelerar o processo de validação do COE para que o projeto possa iniciar suas operações. Cyntia está confiante de que todos os documentos necessários para a certificação estão em ordem.

Com o COE em mãos e o apoio necessário, a expectativa é que o Rio-Minas comece suas operações em dezembro, proporcionando uma experiência única aos viajantes interessados em explorar essa região do Sudeste do Brasil de forma única e histórica.

Trecho que será percorrido

Embora inicialmente planejado para percorrer 168 quilômetros entre Três Rios (RJ) e Cataguases, na Zona da Mata mineira, o trajeto do transporte ferroviário será mais curto, com 37 quilômetros, devido às condições da linha férrea.

Parte desse trecho, de Três Rios a Sapucaia (MG), passando por Chiador (MG), que abriga a mais antiga estação ferroviária de Minas Gerais, será compartilhado com a VLI/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a concessionária do ramal ferroviário que também se encarregou da recuperação dos trilhos, dormentes e outros elementos da via.

A restauração da histórica estação de Chiador, inaugurada em 1869 pelo imperador Dom Pedro II, está garantida com recursos da Eletrobras Furnas, no valor de R$ 9,5 milhões. Anteriormente pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e atualmente propriedade da União, esse imóvel histórico agora está sob a guarda do município e será parte fundamental da rota do Rio-Minas.

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Imagem: Reprodução/Freepik