Famoso projeto de música chega ao Rio de Janeiro e deve passar por diversos locais da cidade

O Projeto Música nas Cidades Históricas ocorrerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, de quinta-feira a domingo, em diversos locais históricos e palcos da cidade do Rio de Janeiro.

Apresentará renomados artistas da cena instrumental brasileira, abrangendo desde a música dos períodos Colonial e Imperial até o Contemporâneo. Saiba mais informações!

Projeto musical chega no Rio de Janeiro

Nesta edição, o evento abraça as modinhas, lundus, choro, bossa nova e revisita a obra de grandes compositores brasileiros, culminando com Villa-Lobos, interpretado pelo violonista Turíbio Santos, que celebra 80 anos em 2023.

Entre os demais artistas, destacam-se os violonistas Nelson Faria, Marcel Powell e Zé Paulo Becker, os pianistas Gilson Peranzzetta e Maria Teresa Madeira, a harpista Cristina Braga em parceria com o contrabaixista Ricardo Medeiros.

O conceituado instrumentista Nicolas de Souza Barros, que se apresentará junto com a cantora lírica Sophia Dornellas, o Duo Ana Oliveira e Sérgio Raz, o Grupo de Choro Passagem de Nível, o Quarteto Atlas e o Coral de Música Antiga da UFF também estarão presentes.

Cidades anteriores

O evento “Música nas Cidades Históricas” já passou por cidades como Tiradentes e Ouro Preto (MG), São Luís (MA), Petrópolis (na região serrana) e Paraty (no norte fluminense), sempre com grande sucesso de público. Além de apresentar artistas consagrados, o projeto valoriza músicos locais e grupos folclóricos das regiões. As atrações são gratuitas e abertas para todos.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, o evento foi idealizado pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde. Seu objetivo é realizar uma série de apresentações de música instrumental em locais históricos, revitalizando o patrimônio cultural brasileiro e demonstrando as interações da música com a História e a Arte.

Os locais de apresentação incluem a Sala Cecília Meireles, o Paço Imperial, o Gabinete Real Português de Leitura, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu da República, o Museu Histórico Nacional e a Igreja Outeiro da Glória.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik