Festas Juninas em Minas Gerais prometem animar população do estado

Por representarem uma união de tradições africanas, europeias e indígenas, as Festas Juninas se tornaram uma das maiores celebrações culturais do Brasil.

Além disso, as festividades são também um grande evento turístico que atrai visitantes de todo o mundo para a dança, boa música, nossa gastronomia e outras atividades culturais.

Uma oportunidade para os brasileiros se conectarem com suas raízes culturais e para os turistas vivenciarem a rica diversidade cultural de Minas Gerais. Saiba o que está programado para as festas deste ano em Minas!

Festas Juninas em Minas Gerais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou o programa Minas Junina, que visa valorizar, estruturar e promover as festas populares nos meses de junho e julho em todo o estado. As festas juninas atraem milhares de visitantes a diversas cidades mineiras, apoiando a economia criativa e gerando emprego e renda.

As festas juninas contam características únicas e uma longa tradição, como música, dança, pratos típicos, roupas e decorações alegres. Em muitos lugares, ainda persistem as tradições religiosas que justificam o período dedicado aos santos Antônio, João e Pedro, como as procissões e o pendurar de bandeiras nos mastros das igrejas com imagens dedicadas a esses santos.

Intuito do programa Minas Junina

A iniciativa inédita busca impulsionar as festividades em todo o estado, incrementar o turismo, o que contribui para a geração de empregos e renda. As principais frentes do Minas Junina são: estruturação, promoção, acompanhamento e suporte de marketing. A meta é, logo após ter mapeado as aldeias com tradição nas festas juninas, apoiar o desenvolvimento de roteiros turísticos com essa temática.

Segundo Leônidas Oliveira, secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, o novo programa reflete a transversalidade entre cultura e turismo e tem grande potencial.

O fluxo de pessoas em Minas Gerais foi de aproximadamente 3 milhões durante as festividades de junho de 2022. Diversos setores da economia se beneficiam com essas comemorações, uma vez que elas os aquecem. Segundo levantamento da Fecomércio MG, 51% das empresas de alimentos que atuam no varejo foram afetadas positivamente no ano passado.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik