Mais de 100 artistas do Rio de Janeiro se apresentarão em Madri, na Espanha; veja
Pelo período de 30 dias, o continente europeu terá a oportunidade de vivenciar uma mostra da riqueza cultural do Rio de Janeiro no “¡Hola Rio!”.
Esse é um festival cultural que teve início na última sexta-feira, 08 de setembro, e conta com o apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Sececrj). Saiba mais informações!
Evento em Madrid é voltado para cultura do Rio de Janeiro
O evento consistirá em uma ocupação cultural em Madri, capital da Espanha, com a participação de mais de 100 artistas fluminenses que realizarão apresentações de dança, teatro, música, cinema e exposições em espaços artísticos e vias públicas.
Esse projeto tem como foco a promoção da pluralidade criativa originada no estado do Rio de Janeiro. Para a realização, uma chamada pública foi lançada em junho, com um prêmio total de R$ 3.780.500.
Entre as 30 obras selecionadas por meio do edital “Casa de América” (um renomado centro de arte espanhol e parceiro do projeto), financiado pela Sececrj, há espaço para diversas formas de expressão, incluindo balé clássico, grafite, artes plásticas e visuais, grupos de performance de rua e muito mais.
Artistas que irão se apresentar
Toz Viana, um artista plástico com 25 anos de experiência no grafite e 15 anos de criação de telas e objetos, está entre os participantes do festival. Ele tem experiência e reconhecimento internacional e planeja levar ao “¡Hola Rio!” suas influências do grafite e suas novas intervenções nos espaços públicos, como o projeto “Céus”, que reflete o céu no asfalto.
O festival será inaugurado com uma apresentação do Corpo de Baile do Theatro Municipal, liderado pela primeira bailarina Claudia Mota.
Claudia ressalta a importância desse evento para a cultura do Rio de Janeiro e o benefício que traz aos jovens talentos, incluindo quatro bailarinas do projeto social Ballet Nildo Muniz, de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, que terão sua primeira experiência internacional graças ao apoio do governo estadual.
O evento também contará com a participação da companhia da atriz Allegra Ceccarelli, que utilizará a linguagem corporal para discutir a agressão feminina na sociedade com a performance “Eu Sou você”, apresentada ao ar livre nas vias públicas de Madri.
O Quarteto Geral, acompanhado da cantora Luiza Lacerda, apresentará um concerto de sopro e cordas com um repertório variado que abrange diversas manifestações culturais do estado do Rio de Janeiro.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik