Miss Minas Gerais terá primeira participante PcD da história
Fernanda Venâncio, de 24 anos, é uma das participantes do Miss Minas Gerais e é PcD. Aos 15 anos, teve que ter uma parte de sua perna amputada devido a uma doença. A jovem representa Sarzedo.
Fernanda disse, em entrevista ao R7, disse que nasceu com uma doença chamada linfohemangioma, que deformou o seu pé, aumentando sua dificuldade de calçar sapatos. Para ter uma melhor qualidade de vida, a jovem decidiu procurar atendimento médico.
Porém, mesmo após duas cirurgias – que acabaram piorando sua situação – ela começou a sentir dores insuportáveis no pé.
Mais sobre a doença da participante do Miss Minas Gerais
O linfohemangioma está relacionado à más formações vasculares, sendo um tumor vascular benigno, formado por um conjunto de vasos que crescem de maneira anormal, se acumulando em um certo ponto do corpo.
Depois de anos de sofrimento, ela decidiu amputar o membro, para melhorar sua qualidade de vida. Hoje com 24 anos, Fernanda se aventura em tudo o que não tinha coragem de fazer antes. Desde a patinação, até os concursos de Miss, que agora disputa.
Participação no Miss Minas Gerais
Assim, quando a ideia de se descrever surgiu com sua mãe, houve um problema: para participar do concurso, a filha precisaria utilizar uma sandália de salto alto – algo que ela não tem condições.
Porém, a organizadora do evento, Gaby Valeska, aprovou a participação de Fernanda mesmo assim, e, segundo ela, a aprovação foi para desmistificar a beleza, e entender que a beleza está em todos os lugares, em todas as pessoas.
Dessa maneira, Fernanda conseguiu desfilar e mostrar toda sua beleza e confiança para os jurados, mesmo desfilando em uma sandália de salto baixo. Para desfilar de salto alto, ela necessita de uma tecnologia específica.
Ela agora se prepara para desfilar em outubro pelo Miss Minas Gerais estadual.
Imagem: Reprodução/R7