Oficinas gratuitas de dança são oferecidas no Rio de Janeiro

O Festival Em Movimento está chegando para agitar o Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca.

De terça-feira, dia 4 de julho, até o dia 22, o evento oferecerá oficinas gratuitas dedicadas às danças urbanas tradicionais cariocas, como o charme e o passinho. Saiba mais informações!

Oficinas de dança no Rio de Janeiro

As aulas, que serão realizadas em dias úteis, são destinadas a profissionais da dança e artistas interdisciplinares. Cada uma das turmas terão 20 vagas, sendo três delas prioritárias para pessoas trans.

Já aos sábados, as oficinas são abertas ao público, sem exigência de experiência prévia em dança e também são limitadas a 20 participantes.

Pessoas com deficiência, tanto profissionais quanto não profissionais, são bem-vindas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da plataforma sympla.

Importância das oficinas gratuitas

A idealizadora do festival, a dançarina Flora Baltz, que realiza a curadoria em parceria com o dançarino Romec, ressalta a importância de oferecer oficinas de dança gratuitas.

“Durante três semanas, teremos profissionais excelentes no Centro Coreográfico, possibilitando encontros entre pessoas com diversas vivências e práticas na dança, assim como aqueles que simplesmente amam dançar. Para os profissionais, há um espaço reservado para exercitar-se, trocar ideias e compartilhar experiências cênicas”, informa a coreógrafa.

Romec, o dançarino e curador do Festival Em Movimento, destaca o papel democrático das oficinas, que reúnem apaixonados por dança, independentemente de sua expertise na arte.

“O projeto tem como objetivo oferecer práticas de dança para qualquer pessoa interessada nesta arte. A proposta é que o festival seja itinerante, percorrendo diferentes regiões do país, para democratizar a dança. Se tudo correr como planejado, estaremos em um estado diferente a cada ano”, diz Romec.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/Freepik