Você sabia? Mineiro nascido em Moema é engenheiro da NASA
Ivair Gontijo trabalha na NASA há quase duas décadas como engenheiro, e descobriu minerais de Minas Gerais em Marte. Parece que o mineiro se orgulha – e muito – do seu estado de origem, não é mesmo?
Nascido em Moema, cidade há 176km de Belo Horizonte, Ivair teve sua formação em instituições de ensino públicas enquanto morou no Brasil, passando pelo pelo curso de física na UFMG. Hoje em dia, é residente dos Estados Unidos.
Depois de se formar e antes de ir para a NASA o mineiro fez um mestrado em óptica, também pela Federal de Minas, e de lá foi cursar o seu doutorado em Engenharia Elétrica na Escócia, na Universidade de Glasgow.
Depois disso, não retornou mais como residente no Brasil. Se mudou para a Califórnia, onde trabalhou com fibras óticas e criou a fibra utilizada nas cirurgias de catarata atualmente.
Mais sobre a trajetória do mineiro que trabalha na NASA
Gontijo conta que chegar à NASA não foi uma tarefa fácil: tentou por mais de 3x até que, em 2006, conseguiu entrar na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (tradução da sigla americana).
Em seu tempo na NASA, já trabalhou em dois projetos que envolviam Marte, sendo que, no primeiro, ajudou a desenvolver um radar que controla o pouso de aeronaves no planeta. Além disso, também trabalhou na Missão Mars2020.
Foi o engenheiro responsável por fazer a interface entre o veículo chamado Perseverance e o equipamento SuperCam, que detecta elementos químicos que formam minerais. Lá, pode perceber a semelhança a semelhança entre os minerais de Marte e os de Minas Gerais – ainda que curioso, não foi de nenhuma forma um espanto!
Na próxima quinta-feira (06), Ivair vai participar da palestra virtual com o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), no canal do YouTube da Gerdau. Não perca!
Imagem: Reprodução/NASA