Você sabia? Rio de Janeiro possui a maior biblioteca da América Latina

Localizada no Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina e acumula mais de 9 milhões de itens, entre livros, periódicos, partituras, discos, CDs, manuscritos e gravuras. A BN acumula muitos tesouros mundiais.

Entre eles, a biblioteca possui a primeira edição do clássico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, exemplares da Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462 por Gutenberg, o pai da imprensa.

Mas, mais que isso, a BN foi criada em 1810 por Dom João VI, que trouxe livros de Portugal e está entre as 10 maiores bibliotecas do mundo, segundo a Unesco. Mais de 60 mil peças foram disponibilizadas pela Biblioteca Nacional da Ajuda, de Lisboa.

Atualmente, a Biblioteca se mantém como o principal centro no Brasil de informações documentais e bibliográficas.

Mais informações sobre a maior biblioteca da América Latina

Imagem interna da biblioteca nacional
Reprodução: Agência Brasil

A BN ainda possui diversas áreas de atendimento ao público e oferece serviços a visitantes, pesquisadores e acadêmicos, que desejam pesquisar em seu arquivo, ou apenas visitar o prédio que abriga inúmeras obras conhecidas.

Durante a pandemia, a visitação na biblioteca diminui muito. Optaram por disponibilizar a BN Digital, que teve acessos excepcionais durante esse período.

A visitação a maior biblioteca da América Latina é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, em três idiomas diferentes: português, inglês e espanhol. Basta o visitante se apresentar na recepção de visita orientada, no Saguão Principal.

Além disso, é um marco na arquitetura nacional, principalmente para a cidade do Rio de Janeiro. A nova sede da BN foi inaugurada em 1910 (100 anos após a sua criação) na antiga Avenida Central – hoje, Rio Branco – marcando a modernização do Rio de Janeiro.

Registro da biblioteca nacional em 1910.
Reprodução: Encyclopedia Americana

Sua arquitetura transmitia a modernidade de uma república que tentava inovar seus centros urbanos. A BN foi projetada pelo arquiteto General Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Seu estilo neoclássico possui elementos ecléticos e uma estrutura grandiosa, que chama atenção por ser bem avançado para a época.

Já visitou a BN? O que achou? Nos conte aqui nos comentários!