3 exercícios simples para abandonar o sedentarismo sem sofrimento

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Nem todo mundo possui uma rotina regrada em uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. 

De acordo com a Organização Mundial da saúde, o nosso país está na quinta colocação dos países que possuem um número maior de pessoas sedentárias.

Segundo dados da OMS, 46% dos brasileiros não praticam atividade física diariamente, essa prática pode causar sérios danos à saúde principalmente ao passar dos anos. 

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IMAGEM: (REPRODUÇÃO/PEXELS)

Em 2017 por exemplo, três em cada 100 óbitos registrados foram influenciados pelo sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde deixa um alerta para aquelas pessoas que não procuram se exercitar de forma nenhuma. 

Nem todas as atividades precisam ser realizadas fora de casa, explica o médico do esporte Ricardo Munir Nahas. 

O especialista diz que uma pessoa pode utilizar métodos simples como forma de exercício, como por exemplo, subir e descer as escadas da própria casa ao invés de escolher os elevadores. O especialista aconselha: a caminhada, pedalada e a musculação como práticas de exercícios para evitar o sedentarismo.

Nahas afirma que é importante conhecer o nível de cada sedentário, consultar um médico é sempre uma dica importante. 

“É uma decisão fácil de ser tomada, desde que você reconheça os benefícios que o exercício nos proporciona. Comece pelo consultório de seu médico (se for especialista em medicina do esporte, melhor) e aprenda a se conhecer e às necessidades que você tem. 

Metas podem ser colocadas para uma virtual competição de você com você mesmo e servir de estímulo para os que gostam de competições”, afirma Ricardo Munir. 

O médico ainda continua afirmo que o incentivo vem de atividades do cotidiano, como fazer pequenas caminhadas quando vai fazer as compras.