Times de futebol: antigos e velhos

0

É inegável que grande parte dos brasileiros são apaixonados pelo futebol e essa paixão é reconhecida no mundo todo. Esse tipo de esporte já está presente no país há muito tempo e desde a sua implantação se tornou o esporte mais famoso do Brasil. 

Hoje em dia, existem dezenas de times de futebol, desde os mais famosos nacionalmente até as seleções municipais. Muitas pessoas, apesar de serem fãs desse esporte, ainda não sabem qual é a história do futebol e quais são os times mais antigos daqui do país. 

Pensando nisso, nós escrevemos um artigo falando um pouco sobre como esse esporte explodiu aqui no Brasil e sobre os times e clubes mais antigos do país. 

Além disso, nós também vamos falar dos times mundiais, já que esse tema também é muito interessante para os torcedores brasileiros, que não deixam de acompanhar os jogos e seleções de outros países. Então, se você quer saber mais sobre a história do futebol, acompanhe nosso artigo:

História do futebol no mundo e no Brasil

Não existe uma data precisa do momento em que o futebol apareceu na sociedade, mas o que se sabe é que esse esporte teve seu ponto de partida na Inglaterra, ainda no século XVII. 

Alguns especialistas apontam que esse esporte surgiu devido ao fato de que os ingleses gostavam de ficar chutando bolas de couro, um ato simbólico que representava a expulsão dos dinamarqueses do país, basicamente a bola simbolizava a cabeça dos seus inimigos. 

Depois, essa prática, que já era comum todos os anos, passou a ser espalhada para o cotidiano e se tornou frequente.

No início, os jogos não possuíam regras como os dias de hoje, então você pode imaginar o quão violentos eram essas partidas. Daí em diante, com a chegada do ano 1800, o esporte não parou de se espalhar pelo país e teve suas primeiras regras determinadas em 1830, estabelecendo o número de jogadores e o local dos gols. 

Dessa forma, até os dias de hoje o futebol passou por diversos tipos de alterações nas suas normas até que chegasse ao modelo que estamos acostumados atualmente.

Já no Brasil, os registros mais antigos dessa prática são do ano de 1875, na cidade de Curitiba. Entretanto, ele só se tornou popular depois que a burguesia de São Paulo passou a praticá-la, quando um jovem brasileiro viajou à Inglaterra em 1885 e trouxe bolas de futebol. 

Não demorou muito para que este mesmo jovem sugerisse a criação de um clube de futebol aqui no Brasil e para que o esporte se tornasse popular no país inteiro. O futebol, de início, estava restrito apenas para as classes mais altas e os mais pobres só puderam ter acesso a esse esporte mais tarde, infelizmente. 

Pessoas pretas, por exemplo, só foram permitidas a jogar futebol a partir do ano de 1920. Esse esporte foi muito incentivado durante o Governo Vargas, o que impulsionou mais ainda a sua fama aqui no Brasil.

Desse ponto em diante o esporte não parou de crescer e ainda em 1914 já existia a Federação Brasileira de Sports (FBS), que levou o título de campeão quando jogou contra Argentina e conquistou o prêmio da Copa Roca. 

Nesse período, o esporte foi bastante criticado por intelectuais que acham que o futebol era uma forma de demonstrar como a Europa ainda tinha muita influência sobre o Brasil. Mesmo assim, no ano de 1950, o Brasil foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo, em que a Seleção Brasileira foi derrotada quando jogou contra o Uruguai. 

Foi após essa época que começaram a surgir os grandes craques do esporte, como o Pelé, Nilton Santos e Garrincha.

Time de futebol mais antigo do mundo?

O time de futebol mais antigo de todo mundo surgiu na Inglaterra e recebeu o nome de Sheffield, nome da própria cidade inglesa que ele foi fundado. A fundação do time aconteceu no dia 24 de outubro de 1857, empurrado por dois amigos que estavam em busca de um esporte que permitisse que eles jogassem até mesmo durante o inverno. 

William Prest, um dos fundadores do clube, foi o responsável por estabelecer as primeiras normas e regras daquele esporte inexplorado, já que o futebol ainda não tinha nenhum tipo de orientação precisa. Essas regras ficaram conhecidas como Regras Sheffield e depois foram usadas como base para compor as normas da Associação de Futebol da Inglaterra. 

Esse time existe até os dias de hoje e está registrado na Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Quais os clubes mais antigos do mundo?

Confira uma lista com os clubes de futebol mais antigos do mundo todo:

  • Sheffield Football Club: como nós já mencionamos anteriormente, esse foi o time mais antigo de todo o mundo, fundado em 1857;
  • Hallam Football Club: o Hallam foi fundado em 1860 e já funcionava como um clube de críquete desde 1804. Ele também participou do primeiro campeonato de futebol do mundo, que aconteceu em 1867, vencendo o Sheffield;
  • Cray Wanderers Football Club: esse foi o primeiro clube de futebol que fazia parte da região sul da Inglaterra, surgindo em 1860;
  • Worksop Town Football Club: este clube nasceu em 1861 e nos seus 153 anos de existência só conseguiu jogar pela Taxa da Inglaterra apenas uma vez;
  • Notts County Football Club: foi fundado em 1862 e fez parte do grupo de clubes que deu início a Liga de Futebol Inglesa.

Time mais velho do Brasil?

Esse título fica para o Sport Club Rio Grande, que surgiu no dia 19 de julho de 1900 no estado do Rio Grande do Sul. O clube foi criado depois da chegada de um jovem alemão que queria abrir um clube dedicado especificamente para o futebol. 

sport club rio grande
Fonte: Arquivo futebol Brasil

Já são mais de 120 anos de história desde a sua fundação e atualmente trava uma batalha com a Ponte Preta, um clube que surgiu apenas um mês depois do Sport Club Rio e que também quer o título de mais antigo do Brasil. Mesmo assim, é o clube do RS que está registrado como o mais antigo pela Confederação Brasileira de Desportos.

Clubes mais antigos do Brasil?

Veja quais são os clubes de futebol mais antigos do Brasil:

  • Sport Club Rio: o mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900;
  • Ponte Preta: esse clube também foi fundado em 1900, apenas um mês depois do Sport Club Rio, no dia 11 de agosto;
  • Fluminense: esse é um dos grandes clubes de futebol mais antigos do Brasil. O Tricolor surgiu no dia 21 de julho de 1902;
  • Vitória: o Vitória da Bahia foi fundado em 13 de setembro de 1902 e já funcionava como um clube social em 1899;
  • Grêmio: o Grêmio também é um grande clube brasileiro que foi fundado no dia 15 de setembro de 1903.