Conta de luz vai ficar mais cara em Minas Gerais após reajuste da Aneel
A CPFL teve seu reajuste nas tarifas de energia elétrica aprovado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o que resultará em um aumento na conta de luz nas cidades de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
O reajuste médio para clientes que utilizam alta tensão, como indústrias, será de 12,67%. Já para aqueles que estão na baixa tensão, como residências e pequenos comércios, o aumento será de 6,85%.
Essa mudança tem gerado muitas dúvidas nos consumidores desses estados. Confira abaixo algumas das questões mais frequentes.
Por que houve esse aumento nas tarifas?
A ANEEL aprovou o reajuste da CPFL porque há necessidade de arrecadar mais dinheiro para investir no setor elétrico. Esses investimentos incluem melhoria na qualidade do fornecimento de energia e expansão do sistema para atender uma demanda cada vez maior.
Não há previsão oficial para uma redução no valor da tarifa de energia no curto prazo. No entanto, é importante lembrar que o valor cobrado pode ser influenciado por alguns fatores externos, como variação cambial ou alterações climáticas.
Como posso economizar na minha conta de luz?
Existem algumas medidas simples que podem ajudar a diminuir o valor da sua conta. Uma delas é evitar deixar aparelhos eletrônicos em stand-by.
Também é importante utilizar lâmpadas econômicas e desligar aquecedores e ventiladores quando não estiverem em uso.
Imagem: Reprodução / FreePik