INSS irá promover mutirão de perícias médicas em MG

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vinculado ao Ministério da Previdência Social, está programando um mutirão da Perícia Médica Federal para os dias 26 e 27 de agosto em 11 estados do Brasil.

Essa iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos segurados da Previdência Social por atendimento, além de diminuir o volume de requerimentos pendentes que dependem do serviço pericial. Saiba mais informações!

Como será o mutirão?

Durante o mutirão, serão conduzidas perícias médicas iniciais para a concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (anteriormente conhecido como Auxílio-Doença) e do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).

Está previsto que 50 peritos, servidores do INSS que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), realizem cerca de 2,5 mil atendimentos.

Os postos do INSS em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro serão responsáveis por atender os beneficiários. As cidades de Minas Gerais serão Betim e Almenara.

A seleção dessas localidades levou em consideração diversos fatores, como o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica, a infraestrutura disponível e a quantidade de peritos. O novo programa também oferece um bônus de produtividade aos servidores do INSS que participaram do programa, com o intuito de reduzir as filas.

Mais informações sobre a ação do INSS

O mutirão de perícias iniciais abrange a decisão de concessão de dois benefícios previdenciários distintos: o benefício por incapacidade temporária, para pessoas que comprovem, através da perícia médica, sua incapacidade para o trabalho por um período de 15 dias; e o benefício de pessoa com deficiência, que se destina a indivíduos com deficiência e comprovada renda familiar de até 25% do salário mínimo.

Os segurados podem solicitar o auxílio pelo site Meu INSS e não será necessário visitar uma agência neste primeiro momento. Após a análise documental ou a avaliação pelo perito, será determinado se o benefício é devido e se será temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). Caso o pedido seja negado, o requerente terá 15 dias para realizar um novo requerimento.

O mutirão visa agilizar o processo e atender às necessidades dos segurados, permitindo que os benefícios sejam concedidos de forma mais rápida e eficiente.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/CTB-SP