Jogos de simulação não convencionais: confira o top 5

0

Nesse momento que estamos vivendo, é importante termos a disposição jogos diferentes e divertidos em nossa biblioteca de games. Sendo assim, o texto de hoje vai retratar o top 5 jogos de simulação não convencionais!

Antes de começarmos a falar sobre os jogos em si, é muito importante explicarmos a diferença entre as categorias gestão e simulação.

Os jogos de gestão têm como objetivo principal o gerenciamento de recursos; seja dinheiro, pontos de habilidades ou até mesmo unidades especiais.

Já os jogos de simulação têm como objetivo simular um ambiente, seja ele profissional, cotidiano ou político.

A grande maioria dos jogos de gestão possuem como subgênero simulação e alguns jogos de simulação possuem como subgênero gestão. Por isso, muitas pessoas acabam se confundindo quando se referem a um ou outro.

Agora que já tiramos qualquer dúvida que podia haver sobre os gêneros, vamos explicar quais foram os requisitos que fizeram os games de hoje estarem nesta lista.

1 – Não são simuladores de vida convencional, como The Sims, por exemplo;

2- Possuem uma ou mais mecânicas diferenciadas em relação ao padrão do gênero.

Caso não tenha ficado muito claro, não precisa se preocupar. Ao longo do texto iremos explicar por que escolhemos cada um dos jogos da lista e temos certeza de que os mesmos serão uma bela adição à sua estante virtual. 

Kerbal Space Program

Vivemos em um momento único da civilização humana. Com o avanço da tecnologia aeroespacial, conseguimos desenvolver foguetes reutilizáveis e temos diversos planos para visitar outros planetas, além do lançamento de satélites que estão sendo criados por diversas agências espaciais ao redor do globo. 

Desenvolvido pela Squad e lançado oficialmente em 2011, Kerbal Space Program é o primeiro jogo da nossa lista, e, sem dúvidas pode ser considerado como o mais difícil dela.

Neste game, o jogador vai assumir o comando de uma agência espacial operada por kerbais, uma raça de pequenos humanoides verdes bem desengonçados. O jogo conta com liberdade completa de customização e fará com que até o mais experiente engenheiro queime seus neurônios tentando montar sua espaçonave.

Quer construir um foguete convencional e alcançar a lua daquele determinado planeta? É possível! Quer construir uma estação espacial e monitorar o planeta de sua órbita? É possível! Quer construir uma nave de filme de ficção científica e descobrir o que habita nos confins do seu sistema solar? É possível também.

Um fator muito positivo do jogo está em sua física, já que pequenas alterações em seu veículo espacial podem representar a diferença entre uma missão bem sucedida e um desastre completo.

Temos Certeza que jogar Kerbal Space Program será uma ótima experiência e que garantirá muitas horas de diversão ou frustração, dependendo de como você conduzirá o seu projeto espacial.

PC Building Simulator

Com o aumento do dólar, muitas pessoas estão começando a buscar mais informações sobre componentes de computador no intuito de encontrar as melhores opções disponíveis no mercado.

Como o nome do game sugere, trata-se de um jogo de simulação de montagem de computadores muito fiel ao serviço real e que pode trazer algumas frustrações para os novatos nessa arte. Porém, não tema se você não entende nada de montagem e manutenção de PC.

O game, além de conter um modo carreira tradicional, também conta com um modo didático para aqueles que que gostariam de se aventurar nessa área primeira vez, apresentando uma espécie de vídeo aula que mostra a função de cada peça e como fazer a sua montagem.

Excelente jogo para quem quer se divertir e aprender!


Papers Please

Quem já teve o privilégio de viajar para outro país sabe como a imigração pode ser algo estressante, e, às vezes, até intimidador. Mas não precisa se preocupar, pois nesse game você assume o papel de um agente de imigração de fronteira, e não do viajante. 

Desenvolvido pela 3909 LLC e lançado oficialmente em 2013, Papers Please é um jogo de simulação nem um pouco convencional e merece muito está em nosso top 5 de hoje.

Com ambientação que nos remete muito a qualquer país que já esteve sob controle da antiga União Soviética, o player tem como objetivo controlar a imigração da nação fictícia de Arstotzka e fazer a qualquer custo com que as ordens dadas pelo seu supervisor sejam cumpridas, nem que seja matando quem tenta entrar de maneira ilegal no país com um passaporte falso. 

Apesar de ser pouco dinâmico devido ao seu contexto, Papers Please é um jogo diferenciado e que foi bastante elogiado em seu ano de lançamento.


City State

Talvez este seja o game mais difícil de se classificar por gênero. A maioria das pessoas possui a falsa impressão que todos os simuladores de cidade têm como objetivo a gestão da mesma, não é mesmo? Porém, City State, Desenvolvido pela Andy Sztark e lançado oficialmente em 2018, simula com maestria o impacto de distintos sistemas econômicos em uma cidade.


Neste game, o jogador tem total liberdade para transformar sua cidade numa utopia socialista sem classes sociais ou mesmo numa utopia ultraliberal, onde não existe imposto e as leis que mandam são as do livre mercado. Apesar do game ser focado no fator econômico, possui poucos pontos de gestão e acaba sendo muito mais uma vitrine de como seria cada sistema econômico em seu extremo do que um game de gestão em si. 

Esse jogo de simulação é recomendado para aqueles que possuem um PC mais modesto, devido aos seus gráficos retrô e pequeno espaço de armazenamento necessário. Mas não se engane: apesar de ter uma aparência mais humilde, o game consegue surpreender com suas animações fluidas dos eventos e com a originalidade de sua arte


Euro Truck

Para finalizar nossa lista, o game que talvez seja o mais conhecido pelo público gamer até aqui. Apesar de ser aclamado pela mídia e possuir milhares de jogadores pelo mundo, Euro Truck não poderia ficar de fora desta lista, pois conseguiu trazer um conceito nunca antes explorado na indústria dos jogos: o de viagem de longas distâncias dirigindo um caminhão.

Desenvolvido pela SCS Software e lançado oficialmente em 2012, o game recebeu inúmeros prêmios e foi aclamado pela imprensa especializada em seus primeiros dias de vida. Mas se você vive embaixo de uma rocha e não conhece esse jogo, Euro Truck coloca o jogador na pele de um caminhoneiro que precisa comandar uma carreta de carga e realizar entregas com segurança em outros países. A princípio, só havia países europeus no game. Mas com o passar dos anos, os Estados Unidos foram adicionados também. Caso o jogador queira dirigir pelas estradas brasileiras, existem alguns mods que possibilitam esse sonho, incluindo até mesmo caminhões nacionais!

Um game excelente para quem quer relaxar dirigindo, enquanto ouve uma música calma e admira a paisagem!