220 km de rodovias do Triângulo Mineiro vão receber melhorias
No último sábado, 29 de abril, o governo de Minas Gerais lançou cinco editais para a licitação de obras de recuperação de pavimentos em sete rodovias da região do Triângulo Mineiro.
Os serviços serão feitos pelo Departamento de Obras e Estradas de Minas Gerais (DER-MG). Saiba mais informações!
Investimento para obras nas rodovias
Segundo o edital, serão investidos R$ 142 milhões na obra, que promoverá a melhoria de 220 quilômetros de rodovias. Não se trata apenas da reabilitação do pavimento, mas também da drenagem, além de novas marcações horizontais e verticais ao longo dos trechos.
Segundo o DER-MG, as obras farão parte do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais. Até agora, 21 obras foram concluídas, 38 estão em andamento.
Editais
O Edital 025/2023 trata de obras de reabilitação de 29 quilômetros da MG-190 entre os cruzamentos da BR-262 e da MG-464, próximo a Sacramento (MG).
O Edital 026/2023 abrange 107 quilômetros da MG-428, a partir do trecho que começa no entroncamento da BR-262 em Araxá (MG) e segue até a divisa entre Minas Gerais e São Paulo. A previsão é de que sejam investidos R$ 88 milhões em obras de melhorias nesses dois decretos públicos.
Faz parte do Decreto 030/2023 a renovação da MGC-464, no trecho de 51 km entre os cruzamentos BR-050 e AMG-2520. Estão previstos no Decreto 031/2023 os 24 km da LMG-827 entre Pratinha e o trevo da BR-262. O valor das obras mencionadas nos dois editais gira em torno de R$ 49 milhões.
O Decreto Público 033/2023, por sua vez, aplica-se aos três últimos trechos rodoviários: LMG-733 (entre MGC-455 (Pirajuba) e o município de Frutal), MGC-455 (entre Campo Florido e Pirajuba) e MGC – 455, que estão recebendo nova pavimentação em trevo de quatro folhas para Pirajuba.
Como serão as obras?
A restauração funcional consiste em devolver, em três fases, a rodovia à sua condição original. Na primeira, os trabalhadores realizam remendos profundos e fresagem, que consiste na colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e reparar o pavimento.
Em seguida, é aplicado um revestimento asfáltico, ou seja, uma camada superior projetada para resistir diretamente à ação do tráfego. Isso tornará a pista impermeável e proporcionará melhores condições de direção.
A obra se completa com a pintura das balizas horizontais, a execução de faixas refletoras nos eixos e arestas, a revisão das balizas verticais com a instalação de novas tábuas e a restauração das instalações de drenagem.
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Imagem: Reprodução/FreePik