3 tradições de Minas Gerais que só os mineiros entendem

O estado de Minas Gerais tem uma cultura muito característica e marcante. Minas é cheia de encantos, conhecida por sua culinária diferenciada e charmosas cidades históricas, o que a faz receber visitas de vários turistas o ano todo.

A região carrega costumes próprios, que chamam a atenção daqueles que a visitam. Para aqueles que desejam visitar o estado, é bom ficar por dentro deles. Conheça as tradições mineiras mais populares!

Tradições de Minas Gerais

Culinária

A comida mineira é muito popular. A culinária do estado se destaca por quem prepara os pratos. A grande dedicação e a criatividade na hora da preparação dos alimentos fazem parte da natureza dos mineiros.

O pão de queijo surgiu no século XVII, em fazendas de Minas. As cozinheiras decidiram substituir os ingredientes do pão tradicional pelos que tinham à disposição. Na época, era de costume guardar pedaços secos de queijo.

Além disso, a qualidade da farinha de mandioca, conhecida como polvilho, também era superior à do trigo importado da Europa. Outras receitas típicas de Minas Gerais, que contam a história da população, são o doce de leite, o feijão tropeiro e o tutu.

Cidades Históricas

Algumas das principais atrações turísticas do estado de Minas Gerais são as cidades históricas. elas carregam diversas joias arquitetônicas, que contam a história de todo o Brasil.

Ouro Preto está entre as mais famosas. O município, originalmente chamado de Vila Rica, tornou-se a capital imperial de Minas Gerais graças à sua intensa atividade econômica, cultural e social. Ali coexistiam senhores e escravos, indígenas e africanos. Grande parte da história do estado decorre desse conflito cultural.

Hoje, a cidade tem uma das mais importantes universidades do Brasil. A Universidade Federal de Ouro Preto é um dos mais importantes centros de pesquisa do país.

Arte Contemporânea

Minas Gerais também é um grande polo de arte contemporânea. O Museu de Inhotim é um exemplo. Ele fica localizado em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Um outro local que se destaca pela arte contemporânea é a Residência Artista da Bolsa Pampulha. É considerado o mais importante centro artístico do país; os artistas ficam seis meses em Belo Horizonte para divulgar sua produção artística em comunicação com o estado. A ênfase é em artistas mineiros, mas o programa também aceita profissionais de outros estados.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia