Argentina encontra nova nuvem de gafanhotos vindo em direção ao Brasil

O governo argentino detectou uma nova nuvem de gafanhotos vindo em direção ao Brasil. Segundo informações, ela está a poucos quilômetros do Rio Grande do Sul. A Secretaria  Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) disse que os insetos estão nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, que fazem divisa com cidades brasileiras.

Os técnicos argentinos dizem que esta espécie que vem se aproximando do nosso país são de uma espécie diferente daquela que ameaçou o Brasil meses atrás.. Esses são da espécie Tucura e não costumam se deslocar por distâncias muito grandes. Isso pode fazer com que eles não ultrapassem a fronteira e permaneçam no país vizinho.

Até agora, três fazendas que ficam em Campo Viera, na Argentina, já detectaram a presença dos animais. Segundo os donos das propriedades não houve grande prejuízo. O que aconteceu foi apenas um pequeno ataque a lavouras e erva mate.

No início do ano, 9 nuvens de gafanhotos foram detectadas na América do Norte, passando pela Argentina e Paraguai. Aquela maior que oferecia risco de ataque ao Brasil foi eliminada.

Alguns moradores do Sul chegaram a registrar a presença dos insetos, mas não era exatamente um nuvem de gafanhotos, mas apenas alguns que atravessaram a fronteira. Não houve, na ocasião, grandes ataques ou prejuízos para lavouras, apenas pequenos focos.