Aumento de ataques de insetos preocupa moradores de Minas Gerais

Há pouco tempo, os casos de dengue tiveram um grande aumento em Minas Gerais, mas agora, além do Aedes aegypti, outros ataques de insetos aumentaram e estão se tornando uma preocupação no estado.

Os registros mais recorrentes e em maior quantidade são os de ataques de abelhas. Saiba mais informações e entenda o motivo desse aumento!

Casos de ataques de insetos aumentam em Minas Gerais

Entre os meses de janeiro e abril de 2023, mais de 40 pessoas foram internadas no Brasil por causa de ataques de abelhas.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse número representa um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2022. Duas mortes no país foram registradas, uma sendo no estado do Mato Grosso do Sul e a outra no de Minas Gerais.

Em Minas, foram notificados 20 ataques de abelhas, quase o dobro dos casos em todo ano passado, quando ocorreram somente 11 ataques em todo o estado. As cidades de Belo Horizonte, Betim e Santa Luzia já registraram 5 casos nos primeiros quatro meses de 2023.

Ocorrências como essas não foram registradas nessas cidades nos anos de 2021 e 2022. Os dados foram disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Motivos do aumento de ataques de abelhas

Os insetos acabam se adaptando aos ambientes urbanos, e a distribuição insuficiente de árvores nas cidades leva à concentração de colmeias no mesmo local.

De acordo com a bióloga e doutoranda Ingrid Gomes, especialista em abelhas, aumentar as áreas verdes nas cidades pode ser uma boa forma de diminuir os ataques, além de permitir que os insetos trabalhem com mais tranquilidade.

Segundo Ingrid, a chance de contato da população com as abelhas aumenta em determinadas épocas do ano. A maior atividade dos insetos ocorre nos meses de temperaturas mais altas e pouca chuva.

A espécie Apis mellifera é a responsável pela maioria dos ataques urbanos. Um fator que pode estar motivando esse aumento nas cidades é a disponibilidade de locais para a construção de ninhos, já que a espécie pode instalar suas colônias em tetos e paredes.

É importante lembra que as abelhas são necessárias para a polinização das flores e para a reprodução das plantas. Ao observar uma colmeia, é recomendável chamar os bombeiros ao invés de tentar destruir a colônia.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik