Casos de dengue em Minas Gerais em 2023 já superam os de 2022

O número de casos de dengue na região sul de Minas em 2023 já superou os registros de 2022 na região. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 18.600 infecções são prováveis ​​em 2023. Em todo o ano passado, o número foi de 15.300.

Os casos referem-se ao último levantamento da SES-MG, realizado com dados de até 4 de abril no sul de Minas Gerais. O ano de 2023 já conta com mais 3.300 casos do que no ano passado. Saiba mais!

Cidade com mais números de casos de dengue

As cidades de Passos, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Lavras são as que mais registraram casos da região, em 2023. Segundo a secretaria, Passos tem 8.400 casos de dengue e é a cidade com mais casos de infecção da doença do sul de Minas. Além disso, o município também registra três óbitos pela doença.

Em segundo lugar na lista, está São Sebastião do Paraíso, com um total de 2.400 casos de dengue, segundo a SES-MG. Na cidade, também houve uma morte pela doença.

Itaú de Minas é a terceira cidade da região com maior número de casos. Segundo a secretaria, o município registra 1.800 registros de dengue neste ano.

Lavras registrou um total de 957 casos de dengue. Segundo a SES-MG, a cidade também registra dois óbitos pela doença, além de um óbito por chikungunya. É a quarta cidade com mais casos da região.

Como se proteger da dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor forma para se proteger da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

É importante remover a água armazenada, que pode se tornar um possível criadouro, de lugares como vasos de flores, tanques de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas não utilizadas e sem manutenção e até mesmo em pequenos recipientes, como tampas de garrafas.

Outra ação que pode ajudar é usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, momento quando os mosquitos estão mais ativos. O uso de repelentes e inseticidas também é uma solução.

Os mosquiteiros oferecem boa proteção para quem dorme durante o dia, como crianças, acamados e trabalhadores noturnos.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik