Casos de estelionato tem aumento assustador em Minas Gerais
Os casos de estelionato em Minas Gerais tiveram um aumento de 23,8% no último ano. Cerca de 9 em cada 10 casos são no meio virtual.
Porém, ainda é muito comum que usem documentos e dados pessoais de alguém para abrir contas em bancos e aplicar golpes. Saiba mais sobre essa questão e confira como se proteger!
Caso de estelionato em Minas Gerais
O aumento nos casos de estelionato no estado é muito evidente. Em 2021, o número de casos registrados foi de 105.451. Já em 2022, teve um aumento de 25.135 casos registrados, totalizando 130.586 casos.
No ano de 2023, os registros seguem em alta. Somente nos dois primeiros meses do ano, o estado de Minas Gerais já registrou 20.668 golpes. Esse número equivale a 4,29% a mais que o mesmo período do ano anterior.
A capital mineira é um exemplo disso. Em 2021, foram registrados 27.113 golpes na cidade. No ano seguinte, houve um aumento de 15,6%, com o total de 31.349 casos. E nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 já foram notificados 4.622 golpes.
Como se proteger desse tipo de crime?
Estelionato é crime e o autor pode pegar de 1 a 5 anos de prisão. Mas para os crimes feitos em ambiente virtual, a pena é maior, que pode levar de 4 a 8 anos.
As maiores vítimas desse tipo de crime são idosos e adolescentes. Por isso, é importante ficar muito atento no que seus filhos estão fazendo online, além de aconselhar os mais velhos.
Também é importante não manter contato com pessoas desconhecidas nas redes sociais ou clicar em links suspeitos na internet. Outro ponto é desconfiar sempre das ofertas e vendas online de qualquer objeto de grande valor e que esteja com um preço muito abaixo do mercado.
Caso ocorra a perda de um documento, é extremamente importante registrar um boletim de ocorrência imediatamente.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução / Agência Minas