Cidade do RJ é eleita a mais limpa do Brasil

Niterói acaba de ser coroada como a cidade mais limpa do Brasil, conquistando o primeiro lugar no Índice Sustentável de Limpeza Urbana (Islu) de 2023, uma avaliação nacional realizada em parceria pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e a PwC.

Essa notável conquista foi possível graças à atuação da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin), gerida pela prefeitura, que se destacou em critérios essenciais como a gestão eficaz do lixo e o impacto ambiental. Confira!

Niterói conquista o título de cidade mais limpa do Brasil no Índice sustentável de Limpeza Urbana (Islu) de 2023

De acordo com informações da Prefeitura de Niterói, a Clin realiza a coleta de mais de 20 mil toneladas de resíduos mensalmente, abrangendo desde resíduos orgânicos e recicláveis domiciliares até os resultados da varrição, galhos e lodo. A administração municipal assegura que todos esses resíduos são encaminhados de maneira apropriada para destinação final.

O Islu não se limita apenas a medir a quantidade de resíduos recolhidos; ele também avalia o investimento das cidades em ações alinhadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Outros critérios incluem a média de resíduo por habitante, as despesas totais com limpeza urbana e o número de trabalhadores envolvidos na atividade.

A avaliação abrangeu 115 municípios brasileiros com, pelo menos, 250 mil habitantes. Niterói, com uma pontuação de 0,748, superou cidades como Londrina (0,747) e Rio de Janeiro (0,742), consolidando-se como líder, à frente de Blumenau, Vila Velha, Campinas, São Vicente, Praia Grande, Santos e Recife, que compuseram a lista dos dez melhores colocados.

Além disso, reforçando seu comprometimento com a transparência e a disseminação de informações, a Clin lançou um painel virtual na última quarta-feira (6), permitindo que a população tenha acesso detalhado à gestão de resíduos da cidade.

Essa ferramenta, disponível no site clin.rj.gov.br, oferece dados sobre volumes de resíduos, horários de coleta, gráficos do percentual de coleta municipal e orientações sobre a coleta seletiva. Adicionalmente, o recurso fornece informações úteis sobre pontos de entrega de materiais recicláveis e eletrônicos.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Niteroi