CNH Vencida? Saiba quanto tempo você pode usá-la sem tomar multa

No Brasil, mais de 70 milhões de cidadãos possuem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse é um dos documentos mais importantes, já que permite a condução de veículos no país.

O processo para adquiri-la é complexo e longo, pois dirigir um automóvel é uma questão que exige muita responsabilidade. No entanto, perdê-la é algo bem fácil.

Por isso, entenda a seguir algumas particularidades da CNH, para evitar pagar multas e sofrer outras consequências da negligência no trânsito.

CNH na mão
Imagem: Reprodução / Agência Brasil

Como funciona o sistema de infrações?

Na legislação de trânsito brasileira, a validade da CNH é baseada em um sistema de pontos. Cada infração cometida pelo motorista pode acarretar em uma multa e uma quantidade específica de pontos sobre o documento. Assim, quando um condutor atinge uma contagem de 40 pontos na CNH, ele perde a habilitação e precisará fazer o curso de reciclagem do documento. Só então será possível voltar a ter permissão para dirigir.

Dentro desse sistema, existem quatro tipos distintos de infrações que um condutor pode cometer: leves, médias, graves e gravíssimas. Quanto mais grave a transgressão cometida, maior a multa e mais pontos o motorista receberá na sua CNH.

Uma dessas infrações é dirigir sem estar com a carteira de motorista. Caso seja pego nessa condição, o motorista está cometendo uma violação séria, e estará sujeito à cobrança de multas e à pontuação em sua carteira de habilitação.

Posso dirigir com a CNH vencida?

A CNH tem uma validade de 10 anos. Após esse período, o motorista deve renovar o documento para que possa dirigir legalmente de novo. Ou seja, é preciso ficar atento a esse prazo, pois é proibido dirigir com a CNH vencida, mesmo que tenha sido recentemente.

Dirigir nessas condições, assim como sem a carteira, pode gerar multas, pontos na documentação do motorista e até mesmo a apreensão do veículo e dos documentos. Por isso, não dirija sem que a sua CNH e os documentos do veículo estejam em dia!

Portanto, é fundamental estar atento às regras de trânsito para evitar problemas relacionados à suspensão ou à perda da carteira nacional de habilitação. É importante dirigir com cuidado e respeitar as normas estabelecidas pela legislação brasileira para garantir segurança nas vias públicas!