Confira os feriados de 2021 e se programe!

0

Entenda quais serão os dias de folga no próximo ano para começar a planejar comemorações e viagens. Confira como tornar esses momentos seguros!

Feriados 2021: confira os feriados prolongados do próximo ano para viajar

Muitas pessoas tiveram que mudar seus planos de 2020 em decorrência da pandemia do Covid-19. Infelizmente, com o isolamento social, viagens, encontros e comemorações tiveram que ser adiadas. 

Diversos estados, países e regiões do mundo fecharam as fronteiras, outros mudaram as datas dos feriados para conter viagens, entre outras medidas temporárias para tentar diminuir a disseminação da doença. 

Fatores que levaram muitos planos por água abaixo. Entretanto, a vacinação em massa contra esse vírus já é uma realidade em muitos países. Ao que tudo indica, os brasileiros serão também vacinados em breve. Por isso, já é possível começar a planejar o próximo ano. 

Em 2020 foram sete feriados prolongados e dois pontos facultativos. Já 2021 terá um número menor de feriados, somando 6 no total e ao menos três pontos facultativos. Além é claro, das datas e comemorações estaduais. 

Tudo voltará ao normal ano que vem? Acredita-se que ainda não. O processo de vacinação em massa é demorado, dado que nosso país conta com mais de 200 milhões de habitantes. 

Apesar de ainda não ser como antes, as medidas tendem a flexibilizar e viajar volta a ser uma alternativa segura. Para isso, todos os cuidados devem ser tomados, como fazer testes antes de embarcar ou pegar a estrada, uso de máscara, entre outros. 

Então, voltar a planejar viagens e celebrações já é um grande motivo para comemorar. Por isso, confira os próximos feriados e pontos facultativos e monte o roteiro de 2021. 

Todos esses momentos deverão ser vividos com cuidado e consciência. Portanto, confira também como se manter protegido em viagens e reuniões sociais no próximo ano. 

Lista de feriados em 2021

2021 calendario
Fonte: Pexels.com

Apenas 6 datas serão feriados prolongados. Mas ainda sim, ter alguns dias de folga para descansar, seja em casa ou turistando, é essencial durante o ano. Como dissemos, a lista pode aumentar dependendo do estado em que viver.

Em São Paulo, por exemplo, dia 25 de janeiro, uma segunda-feira, é feriado de aniversário da cidade. Então, é importante ficar de olho nessas datas que dependem de cada município para não perder nenhum dia de folga. 

Segue a lista de pontos facultativos e feriados em 2021:

2021 começa com o pé direito, porque dia 1 de janeiro é feriado e cai na sexta-feira. Sendo este o primeiro feriado do ano, referente a confraternização Universal de ano Novo.

Um feriadão bastante esperado é o carnaval. Em 2021, será no dia 16 de fevereiro, terça-feira. A quarta de cinzas não é um feriado, e sim um ponto facultativo. Alguns lugares cedem a folga, outros não. 

2 de abril, cai no último dia útil da semana e se refere a Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo). Em comemoração a um dos líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, dia 21 de abril, quarta-feira, é o feriado de Tiradentes – como também era conhecido. 

Na data 1 de maio é comemorado o dia do trabalho. Em 2021 esse feriado cai em um sábado.  O próximo feriado será no dia 3 de junho (quinta-feira) em decorrência do Corpus Christi. 

Após alguns meses sem folga, o feriado de 7 de setembro será prolongado, dado que cai em uma terça-feira, comemorando a Independência do Brasil. Em outubro celebra-se o Dia da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 12, também em uma terça-feira. 

No dia 2 de novembro (terça-feira) é um feriado em homenagem aos finados. 15 de novembro, celebração da Proclamação da República, cairá em uma segunda-feira. E encerrando o ano, o natal, dia 25 de dezembro será em um sábado. 

Como viajar nestes feriados de 2021?

Agora que já sabe de todos os feriados do próximo ano, é possível começar a planejar como passará esses dias de folgas. Como dissemos, viajar será novamente uma opção para as pessoas.

Para isso, todas as medidas de segurança devem ser tomadas. Afinal, mesmo com a vacinação em andamento, será um processo demorado até que todas as pessoas estejam seguras contra este vírus.

Então, acredita-se que a máscara ainda será indispensável pelos próximos meses. Leve algumas na mala para trocá-las com frequência durante os dias de passeio e evite ao máximo ficar sem – desta forma, evita as chances de transmitir ou ser contaminado pela doença.

Passar álcool em gel 70% sempre que possível para higienizar as mãos também é bastante importante. Leve fracos que caibam na bolsa de mão, carro ou até mesmo no bolso para ter esse recurso sempre à disposição. 

Distanciamento social ainda é a principal medida de segurança. É difícil mantê-lo em ambientes movimentados, por isso, evite ao máximo espaços lotados. Nas filas de espera, pontos turísticos e outros locais, tente não ficar muito próximo de pessoas que não conhece. 

Com todos esses cuidados que já são necessários no dia a dia, a viagem será mais tranquila e segura. Assim, os planos para 2021 se concretizaram com muita esperança de dias melhores e claro, consciência.